A iniciativa envolveu aproximadamente oitenta alunos do 3.º ciclo. Foi uma oportunidade de alertar a comunidade HBG para a adoção de atitudes que contribuam para a sustentabilidade do Planeta através da mudança de comportamentos. A plateia, cativada pela oradora e extremadamente participante, reconheceu a influência dos seres humanos na conservação da biodiversidade deste curioso grupo de animais e a importância de agirmos de forma sustentável.
Aprenderam que, na Madeira, há três espécies de mamíferos nativos que pertencem à ordem Chiroptera: o Morcego da Madeira (Pipistrellus madeirensis), o morcego arborícola pequeno (Nyctalus leisleri) e o morcego orelhudo cinzento (Plecotus austriacus). Todas estas espécies podem ser observadas no Parque Ecológico do Funchal durante a noite.
Depois de uma brilhante palestra no auditório, os alunos foram convidados a assistir a atividades práticas sobre os métodos de investigação de morcegos. Começaram por observar e apontar as diferenças entre uma caixa para pássaros e uma caixa abrigo para morcegos utilizada pelo Parque Ecológico do Funchal para a conservação da espécie. Depois, no exterior, assistiram a uma demonstração dos métodos de captura de quirópteros através da colocação de redes ultrafinas.