Este desafio solicita análise e
compreensão de conhecimentos relativos às capacidades motoras e
estilos de vida saudável. Para poderes participar deverás ler o
Regulamento e clicar no link do teu ciclo.
No passado dia 23 de fevereiro, o Grupo
200 - Português, da Escola Básica dos 2.º e 3.º ciclos Dr.
Horácio Bento de Gouveia realizou, em tempos de pandemia, um
encontro online com o escritor João Pedro Mésseder, sendo o
primeiro encontro do escritor com alunos madeirenses.
Esta iniciativa, em parceria com o grupo
Leya, decorreu na Plataforma Teams e abraçou alunos de cinco
turmas do 2.º ciclo, que se encontram em regime de aulas
presenciais.
A partir das suas salas de aula, os alunos
tiveram oportunidade de dar a conhecer a escola ao escritor,
através de uma visita virtual à mesma, tomaram conhecimento do
trabalho e percurso do escritor, a partir de uma entrevista
realizada ao convidado, tendo tido ainda a oportunidade de
usufruir de uma aula diferente, aprendendo mais sobre leitura
com alguém tão especial que se encontrava a muitos quilómetros
de distância, mais especificamente na cidade do Porto.
Saliente-se que a atividade teve ainda como objetivos
sensibilizar os alunos para a importância da leitura e
interiorizar que os hábitos de leitura são uma mais-valia para a
promoção do sucesso escolar.
No decorrer da sessão foi possível
constatar o entusiasmo dos alunos ao experimentarem uma
atividade distinta, utilizando as novas tecnologias que se
encontram, atualmente, ao dispor das escolas e com as quais os
alunos já se encontram familiarizados.
Tendo em conta os constrangimentos
resultantes da pandemia covid-19 e com o objetivo de preservar a
segurança e saúde de toda a Comunidade Educativa da HBG, o Grupo
230 - Matemática, este ano letivo, fará as suas atividades
usando maioritariamente as plataformas digitais.
Desta forma, entre os dias 8 e 12 de
março, decorrerá a Semana da Matemática (Digital) do 2º
ciclo. Este evento incluirá: Exposição (fotos) de trabalhos
concretizados pelos alunos; desafios online; debates orientados
em sala de aula e vídeos didáticos selecionados para celebrar a
ação.
As atividades apresentadas pelos
Professores às turmas poderão ser visualizadas no site da
Escola.
Fique atento, divirta-se e aprenda com a
Magia da Matemática no nosso dia a dia!!!
Vídeos do Matemático Rogério Martins:
“Isto é Matemática”:
1. Il Cavalieri
2. O Pi Existe
3.
O raio da Terra
4. O guarda redes e a geometria da melhor defesa é uma
bissetriz.
No dia 11 de fevereiro, o grupo de
Educação Especial comemorou o carnaval, confecionando um lanche
para partilhar com alguns elementos da comunidade educativa.
De referir que, devido à situação
pandémica, os docentes realizaram a atividade para um grupo mais
restrito, por forma a cumprir com as normas de segurança do
IASAÚDE.
No passado dia 11 de fevereiro decorreu,
na plataforma Teams, uma sessão destinada a Encarregados de
Educação e respetivos educandos das turmas 1, 2 e 3 do quinto
ano, no âmbito do Projeto de Formação Parental «Juntos para
Aprender», tendo como preletora a Professora Doutora Margarida
Pocinho (Professora Associada com Agregação da Universidade da
Madeira).
A sessão teve como principais objetivos sensibilizar para a
importância da leitura; inferir que os hábitos de leitura
promovem o sucesso escolar e capacitar os Encarregados de
Educação de estratégias e práticas facilitadoras do
acompanhamento escolar.
Saliente-se que a iniciativa foi muito acarinhada quer pelos
alunos quer pelos Encarregados de Educação, visto que,
atualmente, as distrações são múltiplas ficando a leitura para
segundo plano.
Concluiu-se que ler muito é um dos caminhos para se obter
originalidade e sucesso e que a nossa inteligência se encontra
associada aos nossos hábitos de leitura. Como tal, este hábito
deverá ser desenvolvido o mais precocemente possível.
Devido ao contexto pandémico em que vivemos, esta sessão foi
diferente das realizadas nos últimos 14 anos de existência deste
projeto, mas deixou visível ser possível continuar a realizar
atividades diferentes, pertinentes e enriquecedoras a toda a
comunidade educativa, utilizando ferramentas de comunicação à
distância.
Diversão, música, cor e muita alegria, são
as palavras que melhor descrevem a época do Carnaval. Este ano o
Carnaval tem uma cor um pouco diferente, mas a magia do Carnaval
não está na celebração em si, mas na capacidade de esquecer os
desencantos e comemorar as coisas boas que nós já temos. Neste
sentido, o grupo de Educação Musical partilha alguns dos
“divertimentos” que foram realizados no âmbito da disciplina de
Educação Musical alusivos a esta festividade.
No âmbito da disciplina de Educação Visual
em articulação com o Clube Reciclar’te, vimos divulgar através
da produção de um vídeo, a criatividade e imaginação dos alunos
do 5.• e 6.• Anos, que celebram o Carnaval 2020/21 de um modo
muito especial.
Rita Nunes e Carina Fernandes são as vencedoras da 1ªvotação
on-line de Talentos HBG. A dupla que frequenta o 9º5, obteve 174
votos com a dança ao som de “Girl in red”. A votação decorreu de
19 de dezembro a 20 de janeiro e alcançou um total de 526 votos.
Esta votação on-line permitiu dar a conhecer os Talentos do VI
Concurso HBG e aferir o Talento preferido do Público.
tial; background-origin: initial; background-clip: initial; background-color: rgb(255, 255, 255); background-image: url(''); background-repeat: initial; background-attachment: initial">
Estão a decorrer inscrições para o VII
Concurso de Talentos HBG 2021 até 21 de fevereiro. Devido aos
constrangimentos impostos pelo contexto atual de pandemia, a
organização definiu moldes diferentes para efetivar a sua
realização. Neste sentido, os concorrentes deverão enviar o
registo do seu talento em vídeo a fim de ser apreciado pelo
júri. Todos os interessados devem preencher o formulário de
inscrição, ter conhecimento
do regulamento, e ter autorização dos encarregados de educação.
Para aceder à inscrição,
clique aqui.
Para transferir a autorização dos encarregados da educação...
Este desafio solicita análise e
compreensão de conhecimentos relativos às capacidades motoras e
estilos de vida saudável. Para poderes participar deverás ler o
Regulamento e clicar no link do teu ciclo.
O Grupo de Educação Musical promove a
partilha de alguns trabalhos desenvolvidos em aula, no âmbito
desta tradição bem Madeirense, que é o Cantar dos Reis.
Os alunos escreveram poemas, interpretaram
canções, executaram timbres corporais e dramatizaram.
Tendo em conta todos os constrangimentos
que vivemos no momento, quando surgem estas propostas de
atividades os discentes abraçam-nas com grande empenho, alegria,
criatividade e envolvência.
No âmbito da divulgação do Plano de Contingência da escola,
decorreram duas sessões de esclarecimentos sobre as Medidas de
Prevenção face à pandemia Covid_19, no dia 21 de dezembro de
manhã e à tarde.
Esta formação abordou a lavagem de mãos, as regras de etiqueta
respiratória e o modo como lidar com situações de alunos que
possam manifestar sinais de SARS-CoV2, tendo sido dirigida para
os assistentes operacionais, cerca de oitenta funcionários. A
dinamização esteve a cargo da Coordenadora do Plano de
Contingência, a professora Sílvia Santos Gomes e dos delegados
de segurança da escola, os professores Carlos Gomes e Ricardo
Gouveia.
A Presidente do Conselho Executivo, professora Fátima Teles,
teve a amabilidade de dirigir algumas palavras de agradecimento
e enaltecimento do trabalho desenvolvido pelos assistentes
operacionais, que contribuíram para que não ocorresse nenhuma
situação de contágio direto.
De salientar que os delegados de segurança farão a divulgação
das orientações fornecidas pelas enfermeiras do IASaúde, com o
objetivo de sensibilizar para as medidas de prevenção e cuidados
a ter em relação à pandemia, junto da comunidade educativa, ao
longo do ano letivo, para além da formação específica aos
assistentes técnicos, operacionais, funcionários da secretaria,
encarregados de educação e alunos.
Sob a temática “Natal Tradição e
Sustentabilidade”, vários espaços da nossa escola foram
decorados para a época Natalícia. As Atividades Culturais
fizeram o registo fotográfico de algumas das instalações e áreas
decoradas por toda a escola e enaltecem o empenho e envolvimento
de todos aqueles que deram o seu contributo.
Os trabalhos reunidos neste conjunto de
imagens envolveram ações que evocam a tradição, desde a
representação de iguarias tradicionais madeirenses, ao livro de
receitas que traz consigo a herança gastronómica de uma avó,
bisavó, tia ou de um amigo. Os elementos sinestésicos, como as
especiarias, reportam-nos a natais vividos em família. As
embalagens elaboradas para conter os doces tradicionais
relembram o ato de oferecer algo feito por nós.
Em tempo de reflexão e de trégua, também é
nos apresentado um cenário, que nos convida a viver o Natal com
“O Cavaleiro da Dinamarca”, de Sophia de Melo Breyner Andreson.
A tradição da árvore de natal iluminada guia, simbolicamente,
aqueles que se “encontram perdidos. Nesta instalação, toda a
comunidade é convidada a seguir um roteiro que nos guia através
de um olhar mais atento aos valores do Natal, como se nos
tratássemos de um peregrino.
Este trabalho, resultante do poder
criativo da comunidade escolar, envolveu também um combinado de
ações voltadas para a sensibilização ambiental, alertando para
aspetos essenciais, como a necessidade de adoção de práticas que
visem a redução e reutilização de resíduos.
Num compromisso de carácter colaborativo,
entre a tradição e a sustentabilidade, a nossa escola ganhou um
ambiente natalício, cheio de luz e cor.
Votos de um feliz Natal e Prospero Ano
Novo a toda a comunidade escolar.
Postal
de Natal com trabalhos elaborados por alguns dos alunos do
Projeto Mindfulness, com material reutilizado.
Desejamos a toda a Comunidade Educativa muita Paz e Saúde nesta
época natalícia. Um Bem Haja a Todos!
O grupo de Educação Musical entendeu que
não poderia deixar passar esta época Natalícia, sem que os
nossos alunos e comunidade educativa usufruíssem de algo
diferente. Pretendeu reforçar o espírito mágico, de
fraternidade, amizade, e união, neste tempo de incertezas. Assim
partilhou uma miscelânea de canções e instrumentais de Natal, na
última semana de atividades letivas do 1º período, em todos os
intervalos, e corredores da Escola. Também foi elaborado um
vídeo com atividades em sala de aula, denominado de “Vivências
de Natal 2020”, que está disponível neste site.
Devido aos constrangimentos impostos pela
Pandemia, a Final do VI Concurso de Talento HBG foi realizada
sem Público. No sentido de dar a conhecer o trabalho
desenvolvido, a organização do Concurso decidiu partilhar estes
talentos e permitir pela 1ª vez uma votação On-line.
Esta votação encontra-se disponível a partir do dia 20 de
dezembro de 2020 até 20 de janeiro de 2021, aqui site da nossa
Escola. Para votar na apresentação que mais gostares, basta visualizar os
vídeos dos
participantes (clique aqui), selecionar o teu preferido e votar, preenchendo
os dados que são pedidos
no formulário de votação.
Neste ano letivo, a nossa escola escolheu
como temática, “Tradições, Inovação e Sustentabilidade”,
para trabalhar nesta época natalícia.
Estivemos a trabalhar com os discentes,
as tradições da nossa ilha e a importância da nossa identidade
cultural.
Em busca de inspiração, pesquisamos sobre
a agrodiversidade típica de diferentes zonas da nossa ilha, tais
como o trigo e o milho. Chegamos à costa norte e procuramos
saber um pouco sobre o milho. Descobrimos que esta variedade é
cultivada na Madeira, com incidência nos concelhos de Santana,
São Vicente, Porto Moniz e Machico.
E foi assim que começamos a esboçar as
nossas ideias e a saber um pouco mais sobre os utensílios
ligados a este cereal, numa conjugação perfeita para o nosso
presépio.
Demos largas à nossa criatividade e
ligamos o milho à Arte, mais precisamente a dois artistas, de
diferentes épocas, que conhecemos nas aulas de Educação Visual.
A nossa inspiração foi o pintor espanhol, conhecido pelo seu
trabalho surrealista, Salvador Dali (Século XX), com o
seu bigode muito característico e o artista holandês Johannes
Vermeer (Século XVII), com a obra realista, “Meisje met
de parel “(Rapariga com brinco de pérola).
Assim conseguimos o principal
objetivo de mais um ano celebrar, compreender e termos um Natal
mais sustentável. Ficamos muito felizes pois ganhamos o 1º
prémio, no concurso da CMF.
No passado dia 9 de dezembro, realizou-se uma ação de
sensibilização sobre o projeto Escola Azul, as atividades
náuticas e sobre a DSDE (Direção de Serviços do Desporto
Escolar). A escola convidou na pessoa do professor Henrique
Teixeira, um representante da Direção de Serviços do Desporto
Escolar, a docente Madalena Marques, para conversar com os
discentes sobre as atividades desenvolvidas na região dentro das
atividades náuticas. Estiveram presentes no auditório da escola,
a turma 1 do 7º ano. Foram aplicadas as recomendações emanadas
da Secretaria Regional de Saúde e da Direção Regional de
Educação.
Nesta atividade os alunos foram informados
sobre a importância do mar, a sustentabilidade do ecossistema
marinho, às marés, o material e equipamento adequado para as
atividades náuticas e algumas regras de segurança. Foi também
comunicado, que somos uma Escola Azul e que é necessário agir e
intervir, para preservarmos o nosso Oceano.
Para finalizar foi feita uma reflexão e
debate sobre alguns temas relacionados com a Sustentabilidade do
ecossistema marinho e a economia azul.
Esta atividade irá desenrolar-se no mês de
janeiro, para mais algumas turmas do 7ºano.
No âmbito da comemoração da tradição de
Natal, o grupo de educação especial em colaboração com as
famílias decorou o Polivalente, conforme ilustra o seguinte
vídeo. Desde já, o grupo deseja a todos umas boas festas.
Apesar dos constrangimentos, a organização
do Concurso de Talentos HBG e a Direção da Escola entendem que
as Artes nos ajudam a ultrapassar e encarar as dificuldades, com
outro ânimo e esperança; assim foi com a persistência de todos
os envolvidos, que se realizou a 26 e 27 de novembro passado, a
final do VI Concurso de Talentos HBG, que por motivos do
confinamento não se realizou em março, como estava previsto.
Assim, na primeira sessão estiveram a concurso as categorias de
instrumento e dança, e a categoria de canto esteve a concurso no
dia seguinte. Nestas duas sessões só estiveram presentes os
concorrentes das respetivas categorias, o júri, a organização do
concurso, o técnico de som e a Professora Fátima Teles,
Presidente do Conselho Executivo.
Tudo isto foi possível, porque a
organização do Concurso usufruiu da excelente colaboração das
Atividades Culturais, do Clube Recicl’Art, do Clube de
Fotografia, da Associação de Pais, dos docentes: Judite Gouveia
da Silva, Luísa Nóbrega, Licínio Silva, Fernanda Lages, Elda
Garcês, Helena Baeta, Sónia Moreira, Fátima Cunha, e a
Presidente do Júri Sílvia Gomes. Todos os concorrentes
envolvidos tiveram um empenho, dedicação e persistência
fantástica, o que elevou a qualidade das performances.
Os Vencedores apurados em cada categoria
foram:
-
Nicole Teixeira e Ana Camacho, já no 10º ano, em Canto
- Maria do Carmo Sardinha Zino, do 9º1, em
Dança
-
Maria Inês Teixeira Ornelas, do 8º4, em Instrumento – Acordeão.
No âmbito da divulgação do Plano de Contingência da Escola, o
Projeto ESPR indica algumas recomendações face à pandemia
COVID-19, para toda a comunidade educativa.
Face ao contexto atual de pandemia, vimos por este meio facultar
a seguinte informação de planeamento e dinâmica de implementação
do Projeto, recebida do gabinete do Secretário Regional de
Educação, Ciência e Tecnologia referente à aplicação do projeto
ESPR para este ano letivo.
De acordo com o plano de contingência da escola e com a reunião
geral da Proteção Civil com os Delegados de Segurança,
solicitamos a colaboração dos elementos da comunidade educativa
no sentido de divulgar a apresentação disponibilizada pelas
enfermeiras do IA Saúde com o objetivo de sensibilizar para as
medidas grais de prevenção e cuidados a ter em relação à
pandemia Covid-19, em contexto escolar.
A mesma será apresentada, assim como o plano de contingência,
aos restantes membros da comunidade educativa para além das
Medidas de Autoproteção constantes do Plano de Prevenção e
Emergência de Escola.
Todos os elementos da Comunidade Educativa deverão cumprir as
seguintes medidas de prevenção diária:
Lavar frequentemente as mãos, com água e sabão,
esfregando-as bem durante pelo menos 20 segundos;
Reforçar a lavagem das mãos antes e após as refeições, após
o uso da casa de banho e sempre que as mãos estejam sujas;
Usar lenços de papel (de utilização única) para se assoar;
Deitar os lenços usados num caixote do lixo e lavar as mãos
de seguida;
Tossir ou espirrar para o braço com o cotovelo fletido, e
não para as mãos;
Evitar tocar nos olhos, no nariz e na
boca com as mãos sujas ou contaminadas com secreções
respiratórias.
Links com
Informação atualizada sobre o COVID-19, na
RAM:
Convida-se a comunidade escolar a participar numa atividade no
âmbito do tema “Tradição e Sustentabilidade”, que irá decorrer
no parque de estacionamento sul (garagem), no dia 17 de
dezembro, das 12.00h às 14.00 horas.Construção e apresentação de
um presépio original na bagageira do automóvel.
A coordenação de ciclo aceitou o desafio
da entidade promotora para organizar e dinamizar esta atividade
na nossa escola. Assim, foram selecionadas quatro turmas de nono
ano de escolaridade para participar neste Workshop. Em virtude
dos tempos em que vivemos, os participantes foram divididos por
espaços: no auditório da escola estarão presentes duas turmas e
as outras duas assistirão nas suas salas de aula.
“NET Viva e Segura, uma parceria da
DECOJovem e DECO PROTESTE com o Google, o projeto que promove a
literacia digital e incentiva os jovens com idade escolar entre
os 13 e 17 anos a aceder à internet de forma segura, anda pelas
escolas de todo o país. Este ano conta com um novo formato,
através do digital.
NET Viva e Segura, nesta terceira
edição, vai realizar um roadshow em 20 escolas, em cada
distrito de Portugal, incluindo as regiões autónomas dos
Açores e da Madeira, com atividades dirigidas a toda a
comunidade educativa, sempre num formato dinâmico, interativo e
divertido, com a presença de especialistas para informar,
debater e refletir sobre temas do mundo digital.”
Para ver a a nota informativa da iniciativa Net Viva e Segura....
O Dia Internacional do Voluntariado foi
assinalado na HBG pelo Clube Viver a Vida, CVV, na sexta-feira,
dia 4 de dezembro. Foram realizadas duas sessões de
sensibilização sobre a temática “Voluntariado: Expressão da
Cidadania” nas quais foram recordadas algumas das atividades
dinamizadas pelo CVV ao longo dos últimos 17 anos bem como
apresentados testemunhos dos alunos voluntários participantes.
A sessão realizada no turno da manhã
contou com a presença de dois elementos do “Movimento AconXego,
Naninhas do Bem da Madeira”, os quais sensibilizaram os alunos
para o projeto que estão a desenvolver no presente, no âmbito da
educação social e ambiental. – “naninhas do bem”. As nanhinhas,
umas almofadas em forma de animais, são posteriormente
distribuídas gratuitamente pelas crianças internadas no Hospital
Dr. Nélio Mendonça e por idosos que se encontram
institucionalizados.
Observar, pensar, questionar, criticar,
duvidar, sentir são verbos essenciais para o processo de
descoberta, criação de conhecimento e desenvolvimento da
Ciência. A tomada de decisão implica que reflitamos sobre o
nosso próprio pensamento para avaliarmos, posteriormente, as
nossas escolhas. Como refere William Bragg, mais importante do
que obter novos dados é descobrir, no âmbito da Ciência, novas
maneiras de pensar sobre eles.
No âmbito do Projeto de laboratório –
Dinamização das Ciências – desafiámos os(as) nosso(as)
alunos(as) a pensarem e a refletirem sobre uma das frases
célebre do cientista e pintor Leonardo da Vinci.
A escola HBG participará no concurso “Olimpíadas
Portuguesas da Biologia Júnior”, organizado pela Ordem
dos Biólogos.
Os principais objetivos são: estimular o
interesse e o gosto pela aprendizagem da ciência, na área da
Biologia e relacionar a esta ciência com a realidade económica e
social, promovendo uma melhor cidadania.
Este concurso destina-se aos alunos de 9º ano e consta de duas
provas eliminatórias. A primeira realizar-se-á a 27 de
janeiro de 2021 (4ª feira), às 15:00h, e a segunda (final)
a 10 de março de 2021 (4ª feira), às 15:00h.
Para mais informações consulte o sítio web oficial - clique no
seguinte link:
Estão abertas as inscrições para a atividade “gravação vocal em
estúdio” de temas da música portuguesa e outros. Começa por
enviar um e-mail com os teus dados (nome, ano, turma, número e
e-mail do Teams) para o e-mail bandagaragemhbg@gmail.com. Depois
acede à equipa do Teams “Clube Banda de Garagem HBG” e segue as
instruções do professor responsável António Miguel Jardim.
O Clube Viver a Vida, CVV, em parceria com
as Atividades Culturais, apela ao espírito natalício da HBG para
mais uma campanha de solidariedade, em prol das suas famílias
mais carenciadas.
Nesse sentido, solicita a colaboração da
comunidade escolar, na Campanha "Natal mais Feliz". Esta
ação tem como propósito a recolha de alimentos, produtos de
higiene e outros bens de primeira necessidade, a fim de serem
distribuídos, em dezembro, pelos alunos e respetivas famílias
que no presente estão a passar necessidades.
Todos os alimentos e produtos angariados
devem ser entregues na cantina da escola, até o dia 18 de
dezembro.
A lista de alimentos e produtos sugeridos
pelo CVV pode ser visualizada no cartaz apresentado.
A celebração do Dia Nacional do Mar teve
origem na "Convenção das Nações Unidas sobre o Direito do Mar",
que entrou em vigor a 16 de novembro de 1994.
A nossa escola decidiu assinalar a data, com uma exposição de
trabalhos realizados pelos discentes do projeto. Sobre a
temática da preservação dos oceanos e a curiosidade pelo azul
profundo, os discentes foram convidados a refletir sobre a
importância que o mar tem para todos nós. Alguns dos trabalhos
foram realizados no ano letivo transato, antes da pandemia do
Covid-19, em articulação curricular.
Obrigada a todos os que colaboraram nesta
exposição e ao apoio das colegas das Atividades culturais!
Na Disciplina de Educação Musical foi interpretada pelos alunos
da turma do 6º9, a canção, “De amar o mar”, do livro,
“Cristalina a gota de Água, da autoria de Mizé Rouxinol e Vítor
Dias. Esta atividade inserida no desafio da Escola Azul, foi
dinamizada pela docente de Educação Musical, Maria Lucilina
Gouveia de Jesus.
A nossa Escola viajou 500 anos depois, para celebrar a
descoberta do Estreito de Magalhães. Para levar a nossa Escola
ao Mundo, criamos mensagens, poemas, músicas e desenhos, em
articulação entre diferentes disciplinas. Tudo Valeu para
mostrar ao Mundo, o que o Mar significava para nós. Esta carga
preciosa feita pelos discentes, vão a bordo de três
mini-veleiros do século XXI, não tripulados, que simbolizam as
naus de Magalhães, Victoria, Trinidad e Concepción. A
originalidade foi fundamental nos trabalhos!
Esta foi uma iniciativa promovida pela Estrutura de Missão do V
Centenário da Primeira Viagem de Circum-Navegação em parceria
com a Escola Azul - Direção-Geral de Política do Mar e o
Instituto de Sistemas e Robótica do Instituto Superior Técnico.
Com o intuito de colmatar a ausência de
manuseamento dos instrumentos da sala de aula, devido aos
constrangimentos impostos pela Covid-9, os alunos em Educação
Musical foram encorajados a criar o seu próprio instrumento não
convencional, feito a partir de materiais de desperdício ou
reutilizáveis. Assim podem utilizá-lo em todas as sessões,
respeitando as normas da Direção Geral de Saúde, tornando as
atividades musicais mais apelativas. Há o registo fotográfico
dos mesmos, que em breve pode fazer parte de uma exposição.
Foram utilizados pelos alunos do 6º5 na atividade relativa ao
Pão por Deus.
O grupo de Educação Musical divulga um
projeto desenvolvido em contexto de sala de aula, com o mote
“Vivência das tradições”. Desta forma, promove a partilha de
alguns trabalhos realizados nomeadamente a comemoração do “Dia
de São Martinho”. Neste projeto, os alunos tiveram a
oportunidade de interpretar poemas, cantar e executar timbres
corporais simultaneamente e ainda dramatizar a lenda do São
Martinho.
Dada a situação atual, só nos é possível
partilhar estes momentos através da projeção de um vídeo à
comunidade educativa, uma vez que um dos nossos objetivos é
manter vivas as nossas tradições.
O DIFID, empenhado em melhorar
permanentemente a dimensão organizacional da HBG, reestruturou o
seu site,
tornando-o mais amigável aos respetivos utilizadores. A sua
divulgação fica registada neste dia: 5 de novembro de 2020.
Desde o dia 29 de outubro até 2 de
novembro, o Grupo de Educação Musical promoveu a partilha de
alguns trabalhos desenvolvidos em aula, no âmbito desta tradição
bem Portuguesa, que é o Pão por Deus.
Os alunos escreveram poemas, interpretaram
canções, executaram timbres corporais e utilizaram instrumentos
musicais não convencionais, criados pelos próprios, a partir de
materiais de desperdício e reutilizáveis, de forma a ultrapassar
os obstáculos do contexto de pandemia. Foi através da projeção
de um vídeo que envolvemos a Sala de Professores e os educandos
na magia da Arte musical. Tendo em conta todos os
constrangimentos que vivemos no momento, quando surgem estas
propostas de atividades os discentes abraçam-nas com grande
empenho, alegria, criatividade e envolvência.
No âmbito do projeto Erasmus+ “ Art is
everywhere” promoveu-se durante o confinamento a expressão
artística que originou estes trabalhos que são um testemunho das
vivências e sentires dos nossos alunos neste período tão
inusitado das suas vidas. Serão partilhados com os parceiros da
República Checa, Itália, Espanha Bulgária e Turquia.
No âmbito do projeto Erasmus+ “ Art is
everywhere” promoveu-se durante o confinamento a escrita de
diários da quarentena que são um testemunho da visão e vivências
dos nossos alunos neste período tão inusitado das suas vidas.
Serão partilhados com os parceiros da República Checa, Itália,
Espanha Bulgária e Turquia.
Do ponto de vista alimentar e nutricional,
o pão possui uma capacidade única de fornecer energia de elevada
qualidade. As nossas crianças são cada vez mais induzidas pelos
anúncios a consumir alimentos muito processados e por isso,
menos saudáveis. Daí a importância do pão na alimentação dos
jovens e não só, atualmente.
A ideia deste evento foi conceber uma exposição/amostra de
diversos pães elaborados pelos docentes, discentes e elementos
da Comunidade Educativa, seguindo tradições familiares e não só.
Utilizando diversos tipos de farinhas: branca, integral, de
mistura, de rolão e a de centeio. Em exposição, encontravam-se
diversos acessórios ligados à apanha do trigo/ centeio e à
panificação tradicional. Por exemplo: um maço e um mangual
(serve para bater na espiga do trigo para retirar o grão);
alguidares de madeira, peneiras, pá de padeiro, gancho para
retirar brasas do forno.
Este evento teve o patrocínio da Farinha Insular. Esta empresa
cedeu duas sacas de 25 kg cada de farinha branca e outra de
farinha integral. A degustação do pão foi acompanhada por doces
caseiros de frutos e patês de diferentes sabores, elaborados
pelos responsáveis do evento.
Colaboração das disciplinas de Ciências
Naturais e de Físico-Química na informação adicional
em cartazes.
Leia também aqui o texto "Receita de amor e de PÃOdemia", da
autoria de Helena P. F. S. Borges...
No dia 10 de setembro de 2020 foi
inaugurada uma instalação intitulada “30 minutos e muito mais” .
Este evento teve o caloroso acolhimento da Quinta Magnólia-
Centro Cultural.
O suporte de trabalho são as silhuetas de
mãos: mãos com as quais os alunos desenvolviam todo o seu
trabalho; mãos que simbolizam vidas; mãos em todo o lado e parte
de um corpo, privadas de toque e contacto; mãos com direção e
mãos que procuram orientação; mãos que deambularam à procura de
outra; mãos que personificam e estampam o resistir.
Houve mãos que não pararam pelo mundo, corações que bateram,
para que se estendessem outras mãos. Não importa onde nem como.
Só temos um desejo: que as mãos se encontrem, sempre, livres e
expressivas.
Esta instalação é dedicada a toda a comunidade escolar e público
em geral, e poderá ser visitada até outubro do presente ano .
A
aluna RITA MARIA MELO NUNES, do 8ºano turma 5, ficou em 1º lugar
no Concurso Regional de Dança Escolar 2020, na categoria de
“Coreografia” do 3º Ciclo.
O
referido concurso foi realizado online na passada semana e foi
promovido pela Secretaria Regional de Educação, com o apoio da
professora da Modalidade Artística de Dança, Maria do Céu Alves.