11:30 | Conferência | Ensino e Avaliação

COMUNICAÇÃO | AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA, INOVAÇÃO E TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA: PERSPETIVAS CONTEMPORÂNEAS
Domingos Fernandes

RESUMO

A avaliação só faz real sentido se estiver fortemente associada ao desenvolvimento do ensino e das aprendizagens. Além disso, como processo eminentemente pedagógico, não pode deixar de estar associada aos esforços que alunos e professores têm de fazer para que as aprendizagens tenham a qualidade que se espera e se deseja. Nestes termos, a avaliação pedagógica estará indelevelmente associada à melhoria do ensino e das aprendizagens. Se assim acontecer, estaremos perante um poderoso processo que pode contribuir de forma decisiva para que as escolas e os seus professores melhorem de forma muito significativa as suas práticas pedagógicas e, concomitantemente, poderemos estar perante uma importante contribuição para a chamada transformação da escola. Será a partir destas ideias que, nesta comunicação, se apresentam e discutem alguns aspetos essenciais relacionados com a relevância do currículo, da pedagogia e da avaliação que podem fazer a diferença no difícil e complexo processo de garantir a qualidade das aprendizagens de todos os alunos.

NOTA CURRICULAR

Carreira profissional: Professor Catedrático no Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas do Instituto Universitário de Lisboa – ISCTE e investigador integrado no CIES-IUL – Centro de Investigação e Estudos de Sociologia;

Presidente do Conselho Nacional de Educação, eleito pela Assembleia da República, desde 9 de junho de 2022;

Ao longo de 17 anos, foi coordenador de programas de Mestrado e de Doutoramento na especialidade de Avaliação em Educação na Universidade de Lisboa;

Foi professor visitante numa diversidade de universidades internacionais tais como a Texas A&M University, nos Estados Unidos, a Universidade de São Paulo (USP), a Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e a Universidade Federal do Pará (UFPA), no Brasil, e a Universidade de La Salle, na Colômbia;

Autor de cerca de 200 publicações e de 300 comunicações nacionais e internacionais;

Nos últimos três anos, coordenou os seguintes projetos de investigação: “Políticas educativas e desempenho de Portugal no PISA (2000-2015)”, financiado pelo POCH, Fundo Social Europeu e Portugal 2020 (2017-2018);” Avaliação de Competências dos Professores do Ensino Secundário de São Tomé e Príncipe”, financiado pelo Instituto Camões (2018-2019); e “Monitorização, Acompanhamento e Investigação em Avaliação Pedagógica (Projeto MAIA)”, financiado pelo POCH, Fundo Social Europeu e Portugal 2020 (setembro 2019-março 2022).

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