COMUNICAÇÕES | EDUCAÇÃO INCLUSIVA E OS DESAFIOS DO TRABALHO COLABORATIVO
Liliana Carvalho, Micaela Baltazar e Natália Pita | CREE – FUNCHAL
RESUMO
No decorrer dos últimos anos, várias têm sido as mudanças e avanços no sentido da constituição de contextos escolares mais inclusivos e com respostas mais completas às necessidades e potencialidades de todas as crianças e alunos, respondendo com maior equidade aos desafios da heterogeneidade.
Criar uma Escola Inclusiva requer a participação de todas as pessoas envolvidas no coletivo escolar, não esquecendo a importância da articulação com a comunidade exterior à escola. Estas conquistas têm implicado uma crescente consciência da importância do trabalho colaborativo como ferramenta essencial, para a criação das condições necessárias para uma verdadeira escola inclusiva, respondendo assim às necessidades de todos e de cada um.
Os atuais normativos legais redefinem, “a partir de uma visão holística, as atribuições das equipas multidisciplinares na condução do processo de identificação das medidas de suporte à aprendizagem e à inclusão, em função das características de cada aluno, no acompanhamento e na monitorização da eficácia da aplicação dessas mesmas medidas, reforçando o envolvimento dos docentes, dos técnicos, dos pais ou encarregados de educação e do próprio aluno”.
Face aos desafios que a Educação Inclusiva nos coloca, o trabalho colaborativo ganha grande relevância porque permite definir estratégias conjuntas para enfrentar problemas e/ou dificuldades, em especial aqueles que não se afigurem fáceis ou viáveis de se resolver individualmente e permite intervir com a criança e aluno numa perspetiva holística e integrada.
NOTAS CURRICULARES
Liliana Carvalho
Formação: Licenciatura em Biologia e Geologia, pela Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro.
Pós-Graduação em Educação Especial – Domínio Cognitivo e Motor, pelo Instituto Superior da Informação e da Administração de Aveiro.
Mestrado em Administração Educacional, pela Universidade da Madeira.
Carreira profissional: Docente de Educação Especial, desde 2009;
Entre 2011 e 2013, exerceu funções de coordenação do Centro de Apoio Psicopedagógico da Ribeira Brava e do Centro de Atividades Ocupacionais da Tabua;
Desde 2021, exerce funções de coordenação do Centro de Recursos Educativos Especializados do Funchal.
Micaela Baltazar
Formação/Carreira profissional: Licenciatura em Terapia Ocupacional, pela Escola Superior de Saúde do Alcoitão, desde 1993;
Terapeuta Ocupacional Especialista a exercer, atualmente, funções no Centro de Recursos Educativos Especializados do Funchal, sendo cumulativamente coordenadora da área da Terapia Ocupacional, na Direção Regional de Educação (desde 2014);
Pós-Graduação em “MBA em Gestão e Administração de Serviços de Saúde” e em “Talas”; e com especializações significativas, de entre outras, em “Gestão de Desempenho Organizacional”, “Inteligência Emocional”, “Coaching” e em “Terapia Snoezelen”, fazendo parte da construção, organização e dinamização de diferentes salas snoezelen, assim como na promoção de diferentes módulos e ações de sensibilização, em diferentes estabelecimentos de educação da RAM;
Foi coordenadora dos (à época denominados) Centros de Atividades Ocupacionais, de Câmara de Lobos, Tabua, São Roque e Pico dos Barcelos, durante 11 anos (de 2003 a 2014). E, ao longo dos anos, orientadora de diferentes estágios curriculares e profissionais.
Natália Pita
Formação: Licenciatura e Mestrado em Psicologia Clínica, pela Universidade do Minho;
Pós-Graduação em Avaliação e Intervenção Psicológica com Crianças e Adolescentes, pelo Psiquilíbrios;
com Especialização Avançada em Psicologia Escolar e Educacional, pelo Instituto CRIAP.
Carreira profissional: Psicóloga desde 2009;
Entre 2010 e 2019, exerceu psicologia em contexto educativo, clínico e social. Foi formadora de adultos, inclusive de docentes;
Desde 2020, exerce funções na DRE, tendo estado integrada no Centro de Recursos Educativos Especializados de Santana e Machico e, mais recentemente, no Centro de Recursos Educativos Especializados do Funchal.
MODERADORA
Lina Luís
NOTA CURRICULAR
Formação/Carreira profissional: Bacharel em Educação de Infância, pela Universidade da Madeira, desde 1995;
Licenciatura em Ciências da Educação, pela mesma Universidade, desde 2005;
Formadora no Centro de Estudos, Línguas e Formação do Funchal S.A (Celff), entre 2008 e 2015;
Pós-graduação em Educação Especial na Área de Especialização: Domínio Cognitivo e Motor, pela Universidade Fernando Pessoa;
Docente de Educação Especial, desde 2013;
Mestrado em Ciências da Educação – Administração e Organização Escolar, pela Universidade Católica de Braga, desde 2018;
Entre 2019 e 2020, exerceu funções de diretora na EB1/PE Ribeiro Domingos Dias;
Desde 2021, exerce funções no Centro de Recursos Educativos Especializados do Funchal, a colaborar com a coordenação.