COMUNICAÇÃO | UMA ESCOLA DE TODOS PARA TODOS: DESAFIOS PARA MOBILIZAR E ORGANIZAR PARA A DIVERSIDADE, NÃO PARA A NORMA!
Fernando Elias
Resumo
Hoje estamos num tempo em que queremos uma Escola Integradora, Inovadora, Inclusiva, Transformadora. De Todos para Todos! O caminho para uma Escola com tal matriz identitária é um processo pleno de desafios. Assim, apresentaremos alguns desafios e possíveis (boas) práticas em termos pedagógicos e organizacionais que podem responder aos mesmos.
Nota Curricular
Formação: Mestre em Ciências da Educação, na área de especialização de Educação, Diversidade Cultural, pela Universidade do Porto, Faculdade de Psicologia e de Ciências da Educação.
Carreira profissional: Professor Aposentado (desde 01-02-2022), com mais de 45 anos de serviço na carreira docente;
Membro Conselheiro do Conselho Nacional de Educação (desde 19-09-2022);
Dirigente Escolar durante 30 anos, dos quais 27 anos consecutivos como Diretor do Agrupamento de Escolas de Colmeias (Leiria) [1995-2022];
Membro do Conselho das Escolas, na qualidade de Conselheiro eleito pelo círculo eleitoral de Leiria, durante 14 anos (2007-2021);
Membro do Conselho Científico para a Avaliação de Professores, durante 3 anos (2008-2011). Membro do Conselho Municipal de Educação de Leiria, durante 19 anos (2002-2021);
Formador acreditado ao abrigo do Regime Jurídico da Formação Contínua de Professores pelo Conselho Científico e Pedagógico (áreas e domínios específicos da organização e gestão escolar, gestão e desenvolvimento curricular, autoavaliação das escolas e direção de turma);
Autor do livro A ESCOLA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS DOCENTES – Guia prático para a Avaliação de Desempenho, Coleção Desenvolvimento Profissional de Professores, Editora: Fundação Manuel Leão, V. N. Gaia, 2008, 185 páginas + CR Rom.