Estrutura

EMAEI – Equipa Multidisciplinar de Apoio à Educação Inclusiva

A EMAEI constitui-se como um dos recursos organizacionais específicos de apoio à aprendizagem e à inclusão, tendo em vista uma leitura alargada, integrada e participada de todos os intervenientes no processo educativo.

A escola deve incluir, nos seus documentos orientadores, as linhas de atuação para que se estabeleça uma cultura de escola onde todos os alunos encontrem oportunidades para aprender e condições para se realizarem plenamente, valorizando a diversidade e a não discriminação no acesso ao currículo e na progressão ao longo da escolaridade obrigatória (artigo 5.º do Decreto-Lei n.º 54/2018, de 06 de julho, republicado pela Lei n.º 116/2019, de 13 de novembro).

Torna-se, assim, primordial assumir o direito de cada aluno a uma educação inclusiva que responda às suas potencialidades, expectativas e necessidades, no âmbito de um projeto educativo comum e plural que proporcione a todos a participação e o sentido de pertença em efetivas condições de equidade.

Este compromisso com a educação inclusiva, enquanto processo que visa responder à diversidade de necessidades dos alunos, vincula toda a escola a um processo de mudança, desempenhando a EMAEI um papel primordial, tal como se define no artigo 12º do Decreto-Lei suprarreferido.

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