Exposição de Comemoração do Dia Mundial da Floresta, com o tema: “Prezar a nossa Floresta.”

O mundo atual é caracterizado por um desenvolvimento tecnológico e progresso científico sem precedentes, sendo esta evolução acompanhada por problemas do foro ambiental, económico e político. Perante esta realidade é cada vez mais urgente a educação ambiental que constitui uma forma abrangente de educação dos alunos através de um processo que procura incutir uma consciência crítica sobre a problemática ambiental.
O mais importante de todos os recursos disponíveis no nosso planeta é o Homem, é com ele que teremos de apostar para investir no futuro, na educação, na consciencialização e criação de novos comportamentos, valorizando uma regra essencial, o respeito pela vida e pelo ambiente. A atividade desenvolvida no dia 21 de março de 2022, pelos alunos do 8.4 sob orientação da Professora Sandra Jardim, para Comemoração do Dia Mundial da Floresta, com o tema: “Prezar a nossa Floresta,” foi de encontro aos conteúdos abordados na disciplina de Ciências Naturais, integrada no Projeto Educar para a BioGeoDiversidade da RAM, em parceria com o Eco-Escolas. O objetivo primordial foi de promover a reflexão e a sensibilização da importância vital das florestas, base primária da riqueza natural, da biodiversidade de espécies, aumentando assim, o “Pool genético” das espécies.
A origem peculiar desta atividade foi de encontro à inquietação sentida, à necessidade de preservar e conservar a beleza natural, valorizar a nossa floresta através da apresentação de alguns exemplares da flora existente, na elaboração de um herbário.
A montagem de um herbário na escola é um instrumento didático que permite os discentes reconhecerem e entenderem a flora de um determinado local. É a partir da manipulação de plantas com suas estruturas específicas tornam a aprendizagem mais envolvente e intrigante.
Com todas as etapas de elaboração do herbário, organizou-se a exposição no piso 2 da escola, que decorreu nos dias 21 a 31 de março.
A exposição teve como objetivo demonstrar à comunidade educativa a beleza e riqueza de algumas plantas que afloram na floresta Laurissilva. Para defender é preciso amar e para amar temos de conhecer.
Os alunos compreenderam a mensagem transmitida, da responsabilidade de preservar e proteger o meio ambiente por nós e pelas gerações futuras.


Partilhar no seu Facebook

Deixe um comentário

X
X