SOS Morcegos (Palestra e Exposição)

No passado dia 27 de abril, demos continuidade ao projeto dirigido à sensibilização para a conservação dos Quirópteros (morcegos). Estiveram presentes, no auditório, as seguintes turmas: 7.1, 7.6, 8.12, 9.5 e 8.10 (turma envolvida no projeto).
Começámos da melhor forma, com a excelente explanação da Bióloga Eva Nóbrega sobre a Conservação da Biodiversidade e dos Morcegos. Seguidamente, no exterior, assistimos à simulação, através de uma rede, da captura de um morcego para monitorização. Posteriormente, observámos a construção de uma caixa abrigo. No final, visitámos a exposição intitulada “SOS Morcegos” e convivemos com os intervenientes no evento.
Como Professora responsável pelo projeto, agradeço a todos os Colegas e Funcionários que me ajudaram a concretizar esta atividade.

A Câmara Municipal do Funchal está a desenvolver um projeto de observação e de sensibilização para a conservação dos morcegos no Parque Ecológico do Funchal.
A iniciativa, inserida no programa de atividades do Eco-Escolas, envolveu os alunos da turma 10 do 8º ano da Escola Horácio Bento de Gouveia, numa oportunidade de ficarem a conhecer os trabalhos de conservação efetuados pela Câmara Municipal do Funchal, na salvaguarda da biodiversidade.
Esta iniciativa tem 3 vertentes:
– aproximar o parque ecológico da comunidade escolar;
– a participação na atividade/concurso nacional para o Eco-Escolas: “Biodiversidade: Preservar e Regenerar”;
– participação no projeto POLAR STAR que orienta o caminho para o STEAM (é um modelo de ensino focado em cinco disciplinas fundamentais: Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), através de abordagens inovadoras de aprendizagem e ciência contemporânea.
O projeto POLAR STAR tem como objetivo reunir pedagogias de aprendizagem de última geração e combiná-las com atividades emocionantes que se concentram na ciência contemporânea, ajudando assim os professores a introduzir o STEAM com sucesso nas suas aulas. Ao mesmo tempo, o projeto concentra-se no desenvolvimento das principais habilidades e competências dos alunos, bem como no aprofundamento de seus conhecimentos dos princípios fundamentais da ciência, aumentando a sua apreciação da ciência e tecnologia e seu papel nas sociedades atuais.
Pertencem igualmente ao projeto as Professoras: Valentina Freitas, Maria José Granja e Cecília Vieira.

Pertencem igualmente ao projeto, as Professoras: Valentina Freitas, Maria José Granja e Cecília Vieira.
Vamos Conhecer, Educar, Sensibilizar para Saber Proteger🍀

https://ecoescolas.abae.pt/2021-2022-projetos/biodiversidade-preservar-e-regenerar/

https://www.visitfunchal.pt/pt/cultura-e-patrimnio/parques-e-jardins/139-parque-ecolgico-do-funchal.htmlhttps://www.dge.mec.pt/projeto-steam-it

https://polar-star.ea.gr/


Partilhar no seu Facebook

Deixe um comentário

X
X