No âmbito do Projeto Educar para a BioGeodiversidade da RAM, foram promovidas várias atividades com o intuito de valorizar e preservar a Biodiversidade Marinha e a Geodiversidade local da Ilha Madeira bem como a Comemoração do Dia Nacional do Mar, efeméride, que se celebra no dia 16 de novembro de 2022. Um acontecimento de grande relevância e de sustentabilidade cujo Projeto – Educar para a BioGeodiversidade da RAM – estabeleceu parceria com os demais Projetos – Escola Azul, Eco-Escolas, Gea TerraMae, Clube de Música, Clube de Teatro – em prol da valorização e preservação desta nossa casa comum.
No dia 14 de novembro, foi montada uma Exposição intitulada “Lobo-marinho” (com a mascote, os cubos, e os trípetos) e esteve exposta na Escola até ao dia 21 de novembro de 2022. Foram várias as turmas que puderam visitar a exposição que sensibiliza e procura salvaguardar o Lobo Marinho no arquipélago da Madeira e contribui para a sua manutenção no mundo.
Neste devir, a proteção do Lobo-marinho e do seu habitat, a monitorização e o estudo do Lobo-marinho, juntamente com a educação ambiental, são as principais estratégias para a salvaguarda desta espécie na região.