No decurso do evento, foi promovida uma ação de sensibilização sobre a importância da conservação dos morcegos no Parque Ecológico. Esta envolveu a comunidade escolar. Assim, estiveram presentes os alunos que integram o projeto (9.º 10), os seus encarregados de educação, professores, alunos do projeto “100 Anos de Democracia: 1974 a 2074” e três alunos do Curso Técnico de Gestão de Ambiente da Escola Secundária Jaime Moniz.
Esta atividade pretendia, sobretudo, sensibilizar a comunidade escolar para a importância da conservação daquele grupo de animais para a biodiversidade, desmistificar a figura do morcego e perceber que desempenham um papel importante no equilíbrio e funcionamento do ecossistema local.
Num final de dia, absolutamente primaveril, os participantes observaram in loco esta espécie no seu habitat natural e a forma como aqueles animais voam e se alimentam. A observação foi enriquecida com o uso de binóculos térmicos e detetores de ultrassons.
A observação daqueles exímios animais foi um sucesso pela partilha de conhecimentos e pelo envolvimento dos participantes.
O nosso agradecimento ao Parque Ecológico do Funchal, nomeadamente ao seu Diretor, o biólogo João Nunes, e aos biólogos Carolina Poim e Eduardo Nóbrega por toda a colaboração e simpatia com que nos receberam.
Um agradecimento especial a todos os participantes e à turma 9.º10 por todo o empenho e dedicação a este projeto.
Até breve…