Clube Europeu: HBG vai à Itália e à Polónia

HBG vai à Itália e à Polónia aprender a construir um futuro melhor

A ida dos representantes da HBG à Itália decorrerá entre os dias 29 de maio e 02 de junho. Trata-se da última mobilidade do projeto Erasmus+, “Future Classroom by STEAM Education”, com paragem obrigatória em Cerignola, na província de Foggia, local onde se encontra sediada a escola que irá receber os professores e alunos da Escola Horácio Bento de Gouveia.

O programa educativo desta viagem tem uma forte incidência no método INVALSI e está repleto de atividades STEAM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática), com visitas guiadas ao Museu da Ciência La Cittadella Mediterranea della Scienza, situado na cidade portuária de Bari. Haverá também oportunidade para conhecer o património local, nomeadamente as salinas de Margherita di Savoia, considerada a pérola da costa do Adriático, uma das praias mais visitadas de Apúlia e a fazenda Agricola La Bella di Cerignola, um complexo de edifícios históricos construídos pela família Pavoncelli, para abrigar uma das maiores fábricas agrícolas industriais do sul da Itália no século XIX, e onde se produzem azeitonas de mesa, de excelente qualidade, com métodos bastante tradicionais.

Já a ida à Polónia será de 28 de maio a 03 de junho, na qual dois professores e quatro alunos da Escola Horácio Bento de Gouveia vão em mobilidade, no âmbito do projeto “Renewable energy in the water, energy and food; Remember the future and save today”. Este projeto tem como parceiros Portugal, Turquia, Itália e Roménia e visa chamar a atenção para um uso mais sustentável, consciente e equilibrado que todos poderemos fazer dos recursos que a terra nos oferece.

O objetivo deste projeto é capacitar os intervenientes de competências verdes/ecológicas e contribuir para alterações ao nível do ambiente e alterações climáticas, utilizando cada vez mais fontes de energia verde/ecológica, diminuindo desta forma a poluição. A luta contra as alterações climáticas depende também do uso racional dos recursos naturais do planeta. As inúmeras construções, sem ter em conta a capacidade de resistência e suporte do solo, não evitam calamidades e desastres de vários tipos (terremotos, tornados, avalanches, secas extremas, cheias, derretimento de glaciares, etc.). Estes causam a degradação do ambiente e são cada vez mais comuns. É a forma que a mãe terra encontrou para se rebelar: é o planeta a nos alertar para o mal que todos os dias lhe fazemos. É tempo de mudar, de agir, de cuidar de nós e das gerações futuras.

Assim, e neste sentido, a escola de acolhimento na Polónia irá organizar uma corrida, “A run for health”, através da qual se pretende chamar a atenção para um estilo de vida saudável que não use irracionalmente os recursos que a terra nos oferece. Os alunos e professores da escola HBG que viajam nesta mobilidade à Polónia irão participar nesta corrida com o intuito de alertar para o uso irracional dos recursos naturais, tentando através desta corrida provocar uma mudança de hábitos na população.

O que é que aprendemos até agora acerca das energias renováveis? O que é que podemos fazer para aumentar o uso destas energias? Como é que podemos implementá-las no nosso dia a dia? Estas são algumas das questões que irão ser debatidas neste encontro na Polónia.

Segundo o coordenador do Clube Europeu da Escola Horácio Bento de Gouveia, o professor de inglês Rómulo Neves, “os alunos da HBG que vão a estas duas mobilidades vão cheios de ideias para partilhar com os colegas dos outros países e esperam trazer novas ideias que possam ser implementadas quer na nossa Escola quer em suas casas de forma a começarem desde já a construir um futuro melhor para todos nós”.


Partilhar no seu Facebook

Deixe um comentário

X
X