Segundo Juliana Arrais, histórias clássicas e contos de fadas são difundidos desde a antiguidade e têm comprovada influência e relevância na infância. O conto, por exemplo, caracteriza-se por ser uma narrativa cujos personagens heróis enfrentam grandes desafios para, no final, triunfarem sobre o mal. “Por intermédio de historinhas e contos, a criança tem a possibilidade de pensar sobre os seus sentimentos e tem a esperança de que o sofrimento que pode estar a acometê-la venha a ser passageiro”.
Nesta base, os livros podem desencadear uma série de emoções, tal como um novelo de lã que vai se desenrolando por entre os dedos de uma criança. Duas alunas da turma 10 de 5.ºano participaram numa atividade relacionada com o livro o Príncipe Nabo, de Ilse losa, obra de Educação Literária de 5.º ano. As alunas Arantza Gomes e Daniela Abreu, com a colaboração e orientação da Equipa Pedagógica da Valência – Unidade Especializada, da nossa Escola, apresentaram a sua interpretação referente ao conto mencionado. A primeira elaborou as principais personagens da história que figuraram sob suporte de palitos para que os desenhos parecessem fantoches e a segunda narrou o conto que aborda o casamento precipitado de uma princesa mimada com um músico, que afinal era um dos príncipes por ela rejeitado. O final é feliz e promissor para o jovem casal e evidencia que o amor tudo apazigua e nos afasta dos preconceitos como o desprezo por aqueles que são diferentes.
No dia 8 de maio, na sala 504, esta história foi apresentada à turma 10 de 5.º ano, aos convidados e aos participantes nela envolvidos.