O Serviço Educativo da ARDITI (Agência Regional para o Desenvolvimento da Investigação, Tecnologia e Inovação) dispõe de um laboratório móvel que permite realizar atividades experimentais para demonstrar fenómenos físicos que ocorrem no mar e na atmosfera, facilitando a aprendizagem de conteúdos fundamentais de meteorologia, oceanografia e climatologia. Nesta atividade, depois de uma breve introdução teórica, serão demonstrados, com recurso a uma mesa rotativa, alguns fenómenos que ocorrem no oceano e na atmosfera.
Hoje, 25 de janeiro, alguns alunos do 9.ºano foram desafiados a uma atividade teórico-prática sobre a “Física do oceano e da atmosfera”, organizada pela investigadora Cátia Azevedo, auxiliada pela investigadora Sara Bettencourt.
Os alunos aprenderam o efeito Coriolis e as suas várias consequências práticas. A água que corre nos rios é atuada por uma força de Coriolis para um dos seus lados. Assim, a erosão é geralmente maior numa das suas margens: no hemisfério norte, na margem direita, e no hemisfério sul, na margem esquerda. As correntes marítimas ficam correspondentemente desviadas.
Outra consequência prática é a que acontece com os ventos dos anticiclones que não se encontram orientados em linha reta para o centro, partindo dele, mas circundam-no de tal maneira que, no hemisfério norte – é para a direita, e, no hemisfério sul – tem um sentido de rotação oposto.
Foi uma aula dinâmica, produtiva onde os alunos ficaram a saber a razão de alguns fenómenos da Física quotidiana. Foi uma atividade que teve como objetivo o incentivo ao debate e à pluralidade de ideias.
Obrigada à Cátia e à Sara.










