Projeto de Intercâmbio Escolar: HBG / Escola Básica José Carlos da Maia do Agrupamento de Escola Professora Paula Nogueira

Nos dias 15 e 16 de fevereiro, a Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Horácio Bento de Gouveia, recebeu, no âmbito de um intercâmbio escolar, 42 alunos e professores da Escola Básica José Carlos da Maia do Agrupamento de Escolas Professora Paula Nogueira, em Olhão.

Este projeto, com o título: “O mar que nos une é maior do que aquele que nos separa?”, assume-se como uma estratégia pedagógica e didática para o desenvolvimento de diferentes áreas de competências. Uma solução inovadora e “viva” para o desenvolvimento de aprendizagens de qualidade, de aquisição de competências transversais à sua vivência, numa sociedade que se quer diversificada, mas responsável, construída sob um sentimento de pertença e de valores que se refletem na concretização de novos desafios.

A aprendizagem, fora da sala de aula, é um dos melhores processos de construção do novo cidadão. Assim, neste projeto, os alunos, através de investigação, aprofundaram alguns temas inerentes à nossa Região Autónoma da Madeira: o significado da autonomia regional, da bandeira, do hino e do traje; a identificação das comidas típicas; as variedades e consequências de turismo, como sustentação económica da ilha; a nomeação dos seus escritores;  o levantamento dos museus com história, como o Museu do Açúcar, de Arte Sacra e da Fotografia; a menção ao Teatro Baltazar Dias entre outras referências, ainda, de interesse regional. A par disto, os alunos exploraram a história das ruas mais emblemáticas da cidade do Funchal, culminando numa visita pela ilha da Madeira.

Deixamos um agradecimento especial: ao Conselho Executivo, por ter acreditado no benefício deste intercâmbio, ao Conselho de Turma do 8.º2, que esteve presente na dinâmica das diferentes atividades desenvolvidas nestes dois dias, aos Encarregados de Educação, que colaboraram em todo o projeto de forma exemplar, aos Professores de Música, pela coordenação da participação da Banda da HBG, ao professor José António, pelo acompanhamento na atividade com os tablets, e aos colegas da BioHorta e projetos associados, que coordenaram a atividade do Trilo da Ciência.

Os alunos da HBG têm deslocação a Olhão prevista para maio de 2024.


Partilhar no seu Facebook

Deixe um comentário

X
X