Treino, Adoção e Cuidados com os Animais

O Amor tem quatro patas e vive para sempre. O cão é um elemento da família e faz parte da história da vida de quem tem a sorte de a partilhar como um amigo leal, companheiro de todas as ocasiões, que espera e festeja sempre a chegada do seu cuidador. Porque com o Amor vem a responsabilidade, o Projeto Ca(u)sa animal dinamizou a atividade ” Treino, adoção e cuidados com os animais”, no dia 16 de fevereiro, no auditório da Escola.

O convidado especial, o treinador Carlos Cró, partilhou o palco e a atenção com os amigos caninos. A interação entre eles fluiu com naturalidade e a cumplicidade transbordou para a plateia. Face ao exemplo, o respeito e o amor deixaram de ser conceitos abstratos, tal foi a doçura com que o orador cativou os estudantes. Abordou o tema da adoção responsável, relevou a importância da educação dos animais (obedientes, se forem treinados) e dos cuidados básicos a ter com eles.

E porque as palavras se traduzem em ações, o momento mais empolgante e importante foi o da experiência dos alunos a aprenderem a treinar os cães.  O momento emotivo aconteceu no palco, onde todos os alunos tiveram a oportunidade de tocar e brincar com os animais, transmitir carinho e afeto, recebendo em troca Amor em estado puro. Neste ambiente acolhedor, houve quem perdesse o medo e, pela primeira vez, se aproximasse do cão com ternura no olhar. O efeito multiplicador entrou em ação e contagiou os mais tímidos e os mais receosos, que saíram do palco com um sorriso no rosto.   

No final, foi realizado um passeio pela Escola com os animais, momento que desbloqueou os receios dos alunos e despertou uma verdadeira alegria, euforia e emoção partilhados com os cães.

Participaram, neste dia memorável, seis turmas dos 2.° e 3.° ciclos. Face ao sucesso desta atividade, a dinamizadora do projeto agradece toda a dedicação, empenho e carinho do treinador, que proporcionou um dia especial para a formação humana dos jovens, cidadãos respeitadores do outro, tenha ele a forma que for.


Partilhar no seu Facebook

Deixe um comentário

X
X