Cultura de Segurança nas escolas através da realidade virtual
Projeto “Eu sei proteger!” – 1.ª Sessão
Decorreu no dia 4 de março, a primeira sessão da campanha de sensibilização “Eu Sei Proteger!”, junto da população estudantil, no pavilhão da Escola, através do recurso à realidade virtual. Esta visou promover uma cultura de segurança e prevenir comportamentos de risco perante uma situação de emergência.
O aluno, através da colocação de óculos VR, move-se num mundo virtual que recria um destes cenários: kit de emergência; incidente na floresta; aluvião; incidente em casa e incidente em túnel. Os alunos, de seis turmas dos sétimos anos, foram alertados para a metodologia do jogo, de forma a elucidar e avaliar as suas aprendizagens em termos de segurança e prevenção de riscos. As restantes turmas do sétimo ano irão ser contempladas a participar, no dia 29 de maio, conforme a calendarização feita.
Agradecemos a colaboração do grupo de Educação Física, na realização da ação e a cedência das instalações, assim como a vinda do técnico João Lourenço, do Serviço Regional de Proteção Civil.
Esta é uma iniciativa do SRPC, IP-RAM em parceria com o projeto ESPR, que visa, através de jogos interativos didáticos, o incremento dos conhecimentos das medidas de autoproteção junto dos jovens da RAM.
Eu sei proteger – Serviço Regional de Proteção Civil – Madeira (procivmadeira.pt)












