No passado dia 4 de fevereiro, do corrente ano letivo, as professoras dinamizadoras do Projeto “Ler com Amor” realizaram a atividade subordinada à leitura, intitulada “Sensibilização para a leitura de textos literários e não literários”. Para o efeito, contaram com a participação da Biblioteca deste estabelecimento de ensino, com a colaboração do professor André Marques, que cativou o interesse de alguns alunos dos 2.º e 3.º ciclos, com a sua notória paixão pela leitura.
Começou por questionar os alunos se já tinham imaginado como as 22 letras do alfabeto combinadas das mais diferentes formas puderam dar origem a tantas obras fundamentais do nosso património literário.
Assim como Lucrécio referia que a combinação dos átomos era a origem da totalidade das coisas e dos seres, também as letras do alfabeto, segundo a forma como são combinadas, formam palavras, páginas e livros que alargam o nosso horizonte e soltam a nossa imaginação.
O professor André efetuou de seguida uma viagem pela História dos Livros e da Leitura, referindo o nascimento da literatura europeia na Grécia Antiga como os poemas Homéricos, a Bíblia impressa de Gutenberg como resposta à ânsia de salvação da população europeia do Renascimento que queria conhecer diretamente a palavra divina.
Foram depois comentados alguns livros pela docente Coordenadora deste Projeto, Nélia Faria, que referiu a sua leitura de obras do Prémio Nobel José Saramago, entre outras.
Os alunos saíram despertos para o valor da Biblioteca como fonte de conhecimento. É altura agora de atribuir o prémio Nobel aos inventores do Alfabeto, bem como, a todos os alunos que frequentam as Bibliotecas, absorvendo assim toda a nossa riqueza cultural.