Palestra sobre a Astronomia e Observação Noturna

No dia 6 de junho, realizou-se uma sessão de Astronomia no auditório, seguida de observação do céu noturno, organizada pelo grupo de Físico-Química e tendo como orador o elemento do Grupo de Astronomia da Universidade da Madeira, o professor Arlindo Cruz.

A palestra intitulada “Astronomia – Universo, Sistema Solar e exploração espacial” teve como objetivos: incentivar o estudo da Astronomia, focando temáticas a explorar, como a origem do Universo, o Sistema Solar e as suas caraterísticas, bem como as explorações espaciais recentes. A origem do Universo, o Sistema Solar e as suas caraterísticas foram alguns dos temas dos vídeos projetados, que captaram a atenção dos alunos do sétimo ano, acompanhadas dos respetivos pais e docentes.

O desenvolvimento da aeronáutica espacial teve um importante papel no estudo do Universo, quer com os veículos tripulados (nave) ou não tripulados (sonda) quer com a utilização de telescópios espaciais, nomeadamente, Hubble e James Webb, que permitem uma visão inédita de galáxias e enxames de estrelas, que para a nossa vista da Terra, não passam de pontos escuros no céu.

No final da palestra, o professor Arlindo Cruz indicou um aplicativo para podermos observar e orientar no céu. No átrio, a observação noturna incidiu sobre os planetas visíveis, constelações e a Lua, que estavam mais visíveis deste ponto da cidade, apesar da poluição luminosa e a neblina que encobria o céu noturno. As observações foram precedidas de pequenos esclarecimentos sobre como observar o céu com o auxílio do mapa celeste, orientação e localização das constelações essenciais para a posição dos astros.

Foram montados dois telescópios, de refração e newtoniano, de modo a termos perspetivas diferentes da esfera celeste. Foi pena a nebulosidade e a poluição luminosa, que, nos grandes centros, não permitem uma boa observação. De referir que foi montado o telescópio de refração da Escola, durante a semana seguinte, de modo a observarmos as manchas solares, através da projeção do astro rei num alvo. Como se constatou, foi fácil a motivação dos alunos que se encontravam no pátio da Escola e aproveitaram para observar o Sol e registar o momento, apesar da nebulosidade persistente.

Agradecemos aos alunos, pais e outros docentes que permaneceram até mais tarde e pela atenção e interesse demonstrados por uma área cativante da Ciência, a Astronomia.


Partilhar no seu Facebook

Deixe um comentário

X
X