Visita de estudo ao Engenho do Mel do Ribeiro Sêco

A cana-de-açúcar faz parte da história e da identidade da nossa região! Introduzida na Madeira no século XV, rapidamente se tornou uma das principais atividades económicas da ilha, graças ao clima favorável e à fertilidade dos solos. A produção de açúcar colocou a Madeira entre os grandes centros açucareiros da Europa.

O tradicional mel de cana-de-açúcar continua, ainda hoje, a ser um símbolo da cultura madeirense, marcando presença em receitas típicas como o famoso bolo de mel e as deliciosas broas de mel.

Entre os dias 21 de abril e 6 de maio, alunos dos 6.º e 8.º anos da nossa escola participaram numa visita de estudo ao Engenho do Mel do Ribeiro Sêco. Durante a atividade, tiveram a oportunidade de observar o processo de moagem da cana e conhecer as várias etapas de produção dos produtos regionais derivados da cana-de-açúcar.

Esta iniciativa integrou o plano de ação “Ciências em Ação”, envolvendo as disciplinas de Ciências Naturais, Físico-Química e Geografia, promovendo aprendizagens práticas e o contacto direto com o património cultural e industrial da nossa região.


Partilhar no seu Facebook

Deixe um comentário

X
X
Horácio Bento de Gouveia
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.