A Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia irá disputar a final nacional das Olimpíadas da Química Júnior, depois de ter vencido as semifinais regionais, no dia 18 de março, na Universidade da Madeira. A equipa que representou a escola é constituída pela Leonor Câmara, Matilde Freitas e o Nuno Ferreira alunos da turma um do 9º ano.
As Olimpíadas de Química são concursos de resolução de problemas teóricos e práticos de Química, dirigidos aos estudantes do ensino básico e secundário português e organizados pela Sociedade Portuguesa de Química – SPQ.
Os objetivos das Olimpíadas de Química são:
- a) dinamizar o estudo e ensino da Química nas escolas de ensino básico e secundário;
- b) aproximar as escolas básicas e secundárias às instituições de ensino superior (Universidades e Institutos Politécnicos);
- c) despertar o interesse e gosto pela Química, divulgar a Química como ciência e cativar vocações para carreiras científico-tecnológicas.
As “Olimpíadas de Química Júnior” decorrem em 3 fases:
1ª fase – seleção por escola;
2ª fase – semifinal realizada em instituições de ensino superior;
3ª fase – final nacional.
A prova realizada teve uma componente teórica e outra prática. Os alunos revelaram entusiasmo, empenho e consideraram que este desafio tinha sido uma experiência enriquecedora. Aguardam ansiosamente a próxima etapa que se realizará no Continente, em data que ainda está por definir pela SPQ.

