Em colaboração com a coordenação do projeto Eco-Escolas da Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia, o planeamento do projeto “Muros com Vida” teve início a meados de abril, quando, na disciplina de Educação Visual, foi apresentado o enquadramento e os objetivos do trabalho à turma 6.º8. Neste âmbito, os alunos, com idades compreendidas entre os 11 e 12 anos, foram desafiados a trabalhar no sentido de promover a preservação e valorização dos ecossistemas, através da arte urbana.
O projeto foi apresentado à Câmara Municipal do Funchal, que agilizou o fornecimento das tintas e materiais de pintura para a realização do mural.
A partir daí, os alunos foram divididos em grupos de dois, utilizaram diversas fontes de pesquisa, incluindo os links sugeridos na proposta de Concurso “Muros com Vida”, e foram orientados a realizar uma investigação sobre os conceitos de “Ecossistema” e “Património Natural”..
Após esta pesquisa, foi feita uma sensibilização sobre a importância do complexo e diversificado ecossistema da Floresta Laurissilva.
Seguiu-se uma investigação e seleção de várias espécies que habitam a floresta emblemática da Laurissilva e realizados estudos gráficos representativos das mesmas, nomeadamente;
Espécies animais: (1) Borboleta (Gonepteryx maderensis) Cleópatra-da-Madeira, (2) Zangão (Bombus maderensis), (3) Escaravelho da quebra-panela (Chrysolina fragariae), (4) Lesma endémica (Phaenacolimax madeirovitrina ruivensis), (5) Libélula (Sympetrum nigrifemur), (6) Pombo torcaz (Columba trocaz), (7) Tentilhão (Fringilla coelebs madeirensis), (8) Morcego-da-madeira (Pipistrellus maderensis).
Espécies vegetais e fungos: (9) Loureiro (Laurus azorica), (10) Massaroco (Echium candicans), (11) Feto-do-pontinho – (woodwárdia radicans), (12) Madre de Louro (Laurobasidium laurii) e (13) outros Cogumelos.
No desenvolvimento do projeto, os alunos prepararam suportes de material reutilizável em PVC para a pintura das espécies selecionadas.
Numa fase seguinte,. os discentes, com a colaboração de diversos elementos da comunidade educativa, professores e funcionários, desenharam e pintaram numa das paredes exteriores do pavilhão da Escola, junto da bio-horta, elementos representativos desta floresta:
A silhueta de um tronco, a simbolizar as árvores e arbustos de folhagem persistente, já existentes na nossa ilha aquando da chegada dos navegadores portugueses;
A silhueta a roxo e violeta a representar os famosos massarocos a arbustos endémicos;
As silhuetas verdes a representar o feto-do-pontinho – (woodwárdia radicans), característico dos ambientes húmidos desta floresta subtropical;
A cor azul, no fundo do mural, a chamar-nos à atenção para o valor da presença da água, em torno da nossa ilha, agente termorregulador importante na manutenção da floresta Laurissilva.
No culminar do trabalho, todas as espécies da fauna e flora, representadas por cada aluno, foram reunidas numa única composição visual, sendo aplicadas ao mural junto da bio-horta da nossa Escola, para, assim, fazer cumprir com o objetivo principal, apresentar um conjunto de elementos que compõe o ecossistema da floresta Laurissilva da Madeira e valorizar este espaço de aprendizagem, contemplação e lazer.
Envolvidos: 25 alunos da turma 6.º8 e professora Maria joão Fabrício
Texto: Maria João Fabríco

















