Ida à Escola de Condução “Segurança Máxima”

As finalidades da visita à Escola de condução Segurança Máxima, que se realizou no mês de novembro e janeiro, envolvendo algumas turmas do 9.ºano, incluíam o conhecer as aplicações da Ciência no quotidiano, associadas à cinética e dinâmica da prevenção rodoviária.

Tendo em conta os conteúdos programáticos do 9.º ano, no âmbito das disciplinas de Físico-Química, Ciências Naturais e Geografia, os tópicos abordados complementaram, de uma forma mais prática, os assuntos já abordados nas aulas teóricas. A sensibilização focou os limites de velocidade dentro e fora das localidades e vias rápidas; a importância de respeitar estes limites por parte dos condutores; o tempo de reação e de travagem e os fatores que os afetam; a distância de reação e distancia de travagem, relacionados com a distância de segurança rodoviária, de forma a prevenir as colisões.

O instrutor abordou, também, a precaução a ter em conta na condução, a sinalização existente nas vias e as condições de segurança do veículo, como os pneus em bom estado, a mobilidade das crianças e uso de elevadores/cadeiras. Alertou para o uso correto de capacetes, cinto de segurança e apoios para a cabeça, como dispositivos de segurança pessoal e equipamentos ativos e passivos, existentes numa viatura.

A ação finalizou com as causas frequentes de acidente de viação na Madeira e a forma de minimizá-los, nas condições necessárias para obter a carta de condução e a idade que se pode obter a licença de motociclo, para além das alterações ao Código de Estrada e a renovação automatizada da carta de condução que pode ser pedida através da carteira digital id.gov (id.gov.pt).

Agradecemos a colaboração dos instrutores da escola, Ilídio Melim e Filipe Coelho, pela disponibilidade e atenção dispensadas.


Partilhar no seu Facebook

Deixe um comentário

X
X