No passado dia 11 de janeiro, alguns alunos, do sétimo ano, realizaram uma visita de estudo à Estação de Tratamento de Água (ETA) Engenheiro Manuel Rafael Amaro da Costa, conhecida por “ETA da Alegria”. A Estação localiza-se na freguesia de São Roque, concelho do Funchal, e está dimensionada para tratar um caudal máximo de 1 000 litros por segundo, sendo a maior e a mais importante da Região Autónoma da Madeira.
No edifício da unidade de tratamento, os alunos tiveram oprotunidade de conhecer, em detalhe, o Laboratório Regional de Controlo da Qualidade da Água (LQA), onde são efetuadas análises que garantem a qualidade da água da rede de abastecimento pública, na Região.
Imaginar que a água que consumimos passa por todo um conjunto de processos, é difícil. Porém, para estes alunos, tornou-se mais fácil entender e valorizar este bem essencial à vida que cada vez é mais escasso.
De realçar que esta atividade se insere na iniciativa interdisciplinar “Ciência em Ação” e se apresenta como estratégia fundamental à prática de uma cidadania ativa e participativa com o ambiente sustentável.






