Na sequência da dinamização do Concurso Escolar “Celebrar o 70.º Aniversário da Rede Escolas Associadas da UNESCO”, promovido pela Comissão Nacional da UNESCO (CNU) e que decorreu entre 16 de novembro de 2023 e 19 de fevereiro de 2024, o júri deste concurso distinguiu diversos trabalhos, de acordo com as categorias propostas. Na categoria de Intervenção Artística, destinada a alunos entre os 11 e os 15 anos, e subordinada ao tema “Cidadania Participativa na Escola e no Mundo”, o trabalho da aluna Maria Velosa Jardim, da turma 6.º6, obteve o 1.º lugar.
No trabalho desenvolvido durante as aulas de Educação Visual, a aluna representou uma menina a desenhar e a escrever mensagens sobre paz, respeito e liberdade. Criou uma espécie de árvore com a forma da sua mão, onde cada dedo representa uma pessoa e a união e o respeito que devemos ter uns pelos outros. A protagonista deseja que um dia todas as crianças possam ter um lar, uma família e uma escola, independentemente da cor ou da religião. O tema que atribuiu ao seu trabalho foi “Aprendo na Escola e Posso Mudar o Mundo”.
Os trabalhos premiados neste concurso serão incluídos numa brochura que a CNU está a finalizar, sob o tema “O que é a UNESCO… pelas Crianças”.
