Simulacro de Evacuação

No dia 28 de maio de 2024, decorreu na Escola Básica dos 2º e 3º ciclos Dr. Horácio Bento Gouveia, um simulacro ou exercício interno geral numa simulação de incêndio nas instalações da cozinha (cantina – piso 1), de forma a testar as medidas de autoproteção e o respetivo exercício de evacuação. Estiveram presentes os responsáveis do Serviço Regional de Proteção Civil, IP-RAM, do Serviço Municipal de Proteção Civil do Funchal e da Secretaria Regional da Educação, Ciência e Tecnologia, em representação destas entidades.

Este simulacro contou com a participação de cerca de 1200 pessoas, envolvendo 1100 discentes e 90 elementos do pessoal docente e não docente da Escola.

Na última terça-feira, foi testado o plano de prevenção e emergência da Escola, após ter sido acionado o alarme e simulado o alerta de incêndio às entidades oficiais. De forma ordeira e disciplinada, demonstrando um bom planeamento, as pessoas que estavam no edifício conseguiram fazer a evacuação total em cerca de 4,5 minutos, o que segundo as autoridades presentes terá sido um tempo excelente.

O Serviço Municipal de Proteção Civil do Funchal (SMPC Funchal) colaborou como observador, na realização do simulacro na Escola, com o objetivo de dar instruções aos elementos da equipa de segurança na primeira intervenção (local cozinha) e de testar a operacionalidade do Plano de Emergência Interno do estabelecimento de ensino.

Após o exercício, decorreu uma reunião da Equipa de Segurança e elementos do Conselho Executivo, incluindo os delegados de segurança, assim como os técnicos responsáveis pela verificação e observação das entidades oficiais, que elaboraram o relatório a identificar as situações positivas e outras a melhorar.

O SMPC Funchal aproveitou a oportunidade para enaltecer todo o empenho demonstrado da equipa de segurança e comunidade educativa do estabelecimento de ensino.

Proteção civil – Projeto Educativo Municipal (funchal.pt)


Partilhar no seu Facebook

Deixe um comentário

X
X