Feira de Minerais e Exposição com o lema “Os minerais no nosso dia-a-dia”

Feira de Minerais e Exposição com o lema “Os minerais no nosso dia-a-dia”

De 22 a 26 dias do mês de novembro, decorreu na nossa escola, no piso 1, a Feira de Minerais e Exposição de trabalhos com o lema “Os Minerais no Nosso Dia-a-Dia”. Uma atividade promovida pelo Grupo 520 de Ciências Naturais do 3.º ciclo e pelo Projeto Educar para a BioGeoDiversidade da RAM, em parceria com a empresa Minerália.
Este acontecimento pretendeu despertar os sentidos em vastas áreas do conhecimento e contribuiu por esse motivo, para uma diversificação e interação de saberes que estão associados à ciência, à química, à física, à matemática, à geografia, à arte, melhorando, indiscutivelmente a própria ação pedagógica.
Este evento foi visitado por todos os alunos e pela comunidade educativa, que aproveitaram para observar as diferentes peças expostas e tiveram a oportunidade de adquirir alguns artigos de mineralogia e de paleontologia.
A exposição de trabalhos realizada pelos alunos com o tema:” Os minerais no nosso dia-a-dia”, pretendeu despertar na comunidade escolar, a omnipresença e importância das rochas e minerais na nossa vida quotidiana, da utilidade de cada uma delas, levando em consideração suas propriedades e suas características. Na construção de uma casa, por exemplo, podem ser utilizados vários minerais e rochas, desde o alicerce até o acabamento. Nos utensílios domésticos e em qualquer local eles vão estar ali inseridos na nossa vida, independente de como está representado.
Na exposição foi visível uma maqueta de uma casa geológica. A maqueta teve como finalidade visualizar minerais encontrados no mobiliário e na construção de uma habitação. Assim, os alunos do sétimo ano foram desafiados a fazerem uma pesquisa de informação sobre a aplicação das rochas e minerais, valorizando-se o nosso património geológico e cultural, e cujos trabalhos foram expostos tendo-se realçado a beleza e os padrões artísticos da Calçada Madeirense, na qualidade do Calceteiro, e as suas várias etapas da arte do bem fazer, com a apresentação de algumas maquetes e, culminou com a referência da Designer Madeirense Nini Andrade Silva, que utiliza os calhaus nos seus projetos artísticos, meritoriamente reconhecida a nível nacional e internacional.
As atividades desenvolvidas tiveram um balanço positivo, pela exploração e encantamento dos trabalhos expostos de valorização do património regional, ampliando o conhecimento face a aplicação das rochas e minerais no nosso dia a dia.


Partilhar no seu Facebook

Deixe um comentário

X
X