O Poder do Azul

Demos início ao nosso projeto com uma abordagem de consciencialização sobre o nosso planeta e sensibilização sobre a influência do Oceano em nós e da nossa influência no Oceano.

Numa primeira abordagem os professores da disciplina de Português, de três turmas de segundo ciclo, orientaram os alunos para a criação de uma história sobre a temática do impacto das atitudes dos seres humanos nos nossos oceanos.

De seguida, as professoras de Educação Visual de duas turmas da escola, abraçaram o projeto e começaram a fazer divisão de tarefas e a motivar os discentes para a elaboração do livro e ilustração.

Mais do que uma imagem, a ilustração é a arte de contar uma história por imagens. Após uma leitura atenta do texto escrito a várias mãos “O Poder do azul!”, os alunos identificaram cenários importantes da ação e, numa folha de desenho A4, ilustram-nos de acordo com as características dos personagens e descrições apresentadas ao longo da história. Foram investigadas imagens e representações do fundo do mar para a obtenção de melhores resultados.

O desenvolvimento desta atividade também consistiu na criação de fundos a partir da exploração técnica de diferentes materiais: criação de reservas com cola líquida e preenchimento das mesmas com lápis de cera e aplicação da aparência de mármore em papel. Estes processos técnicos foram aplicados, de forma intencional, com os tons de azul e amarelo da bandeira da Ucrânia, mensagem subliminar e simbólica da nossa solidariedade para com este povo.

            Foi uma atividade que motivou curiosidade, empenho e interesse nos alunos e envolveu aprendizagens de várias áreas, as ciências, a comunicação e a expressão criativa e expressiva.  Foi inclusive, uma atividade muito desafiante como trabalho em equipa, que fosse coesa e produtiva.


Partilhar no seu Facebook

Deixe um comentário

X
X