Reportagem – Sessão Escolar Parlamento Jovem Regional

SESSÃO ESCOLAR do Parlamento Jovem Regional

Tema em debate: a Saúde mental nos Jovens

No dia 25 de janeiro de 2023, entre as 10h15 e as 13h30, na escola Horácio Bento de Gouveia, realizou-se a Sessão Escolar do projeto extracurricular “Parlamento Jovem Regional” – XXIII edição, com a presença de dez deputados dos doze previstos, um secretário e a presidente de mesa, prof.ª Helena Borges, que liderou esta sessão.

Cumprindo o primeiro ponto da ordem de trabalhos, a lista A, constituída por Francisco Rodrigues, Salvador Andrade, Maria Do Mar e João Garanito, apresentou as seguintes medidas:

1ª Medida – Apoio dado pelo centro de saúde, com o intuito de fazer com que os pais saibam reagir aos problemas que podem vir a surgir na vida do adolescente;

2ª Medida – Acesso diretamente direcionado da escola à segurança social;

3ª Medida – Aumentar o número de psicólogos qualificados nas escolas e nos centros de saúde;

4ª Medida – Promover ações de modo a dar conhecimento dos distúrbios mentais dos jovens de forma a procurar posterior ajuda;

Pela lista B, constituída por Gabriel Pereira, Susana Andrade, Lara Sousa, Laura Jesus, foram apresentadas as seguintes medidas:

1ª Medida – Promover mais projetos para reforçar as capacidades e competências individuais, tendo em conta a autoestima, capacidades na resolução de problemas e de comunicação;

2ª Medida – No atendimento de emergências, ser dada uma real importância a problemas como a saúde mental, assim havendo um psiquiatra/psicólogo durante 24 horas que nos ajude a entender o que fazer para resolver os nossos problemas;

3ª Medida – As artes, música, pintura e desporto são um fator de proteção para a nossa saúde mental, por isso em todas as escolas deveria ser recomendado que os alunos tenham atividades extracurriculares, nos tempos livres no espaço onde não decorrem aulas;

4ª Medida – Os professores devem atualizar os seus conhecimentos acerca de Psicologia Educacional, beneficiando de formação na área, com a regularidade necessária, de modo a garantir uma abordagem pedagógica adequada à idade dos seus alunos, em especial na gestão de conflitos;

Pela lista C, constituída por Leonor Nóbrega, Ana Beatriz, Matilde Correia e Inês Teixeira, foram apresentadas as seguintes medidas;

1ª Medida – Criar Mais serviços de saúde mental nas escolas, proporcionando ambientes seguros e de apoio, que promovam o bem-estar e que desenvolvam atividades para detetar antecipadamente problemas de saúde mental;

2ª Medida – Promover estilos de vida saudáveis e capacitar para escolhas comportamentais saudáveis, construindo ginásios gratuitos de acesso público, promovendo sessões de nutrição e realizando atividades artísticas tais como pintura, música, etc;

3ª Medida –  Aumento do número de psicólogos no centro de saúde e nas escolas;

4ª Medida – Reforçar a assistência social entre a escola e o agregado familiar;

Após a apresentação das medidas, deu-se início ao debate, começando com a deputada Susana Andrade da lista B, a pedir esclarecimentos sobre a medida nº 2 da lista A. O deputado Francisco Rodrigues explicou e explicitou a medida apresentada pela sua lista. Posteriormente a diversos esclarecimentos, Susana Andrade da Lista B finalizou esta parte da sessão, respondendo a Maria do Mar, a qual pediu esclarecimentos acerca da medida nº2.

Após os esclarecimentos, deu-se início ao processo de fusão das medidas das diversas listas que eram semelhantes e logo de seguida às votações das 4 medidas eleitas para apresentar na próxima sessão. Cada deputado teve o direito de votar na medida que mais valorizava, expressando a sua aprovação, colocando-se de pé.

As 4 medidas eleitas foram:

1.Os professores devem atualizar os seus conhecimentos acerca de Psicologia Educacional, beneficiando de formação na área, com a regularidade necessária, de modo a garantir uma abordagem pedagógica adequada à idade dos seus alunos, em especial na gestão de conflitos. – 10 votos

2.Aumentar o número de psicólogos nas escolas e Centros de Saúde para garantir um atendimento breve e eficaz aos jovens, evitando que os problemas de saúde mental se agravem e sejam mais difíceis de resolver à medida que o tempo passa. – 10 votos

3.Os Centros de Saúde devem dar apoio aos pais de adolescentes, promovendo sessões de esclarecimento e proporcionando apoio psicológico e social aos progenitores, de modo que consigam antecipar/ reagir às questões que possam surgir na área da saúde mental dos seus filhos adolescentes. – 7 votos

4.Promover ações de formação na área da Saúde mental na escola, de modo a esclarecer os alunos, professores e funcionários, garantindo que a comunidade escolar está ciente dos sinais e sintomas e por isso, preserva e fomenta hábitos de saúde mental. – 6 votos

Terminadas as votações das medidas eleitas, iniciaram-se as votações para eleger os deputados que irão representar a Escola Básica 2.º e 3.º Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia nas fases seguintes do projeto, nomeadamente na reunião preparatória que acontecerá no dia 15 de março de 2023 entre as 9h30 e as 12h30. Nesta reunião, tomarão assento os deputados da Escola EB23 Dr. Alfredo Ferreira Nóbrega, do Colégio de Santa Teresinha e da Escola Básica PE Santo António e Curral das Freiras.

Os deputados efetivos eleitos para representar a Escola são:

  • Francisco Rodrigues, 9.º2
  • Susana Andrade, 9.º3

Sendo os deputados suplentes :

  • Maria Leonor, 9.º5
  • Salvador Andrade, 9.º3

Foi também escolhido o próximo tema a abordar no âmbito do Parlamento Jovem Regional. Foram vários os temas em discussão, mas a escolha recaiu sobre o tema: “Os jovens e as dependências (adições)”.

Um último ponto na agenda da Sessão escolar era a pergunta a dirigir a uma deputado da Assembleia Legislativa Regional. Foi escolhida uma no âmbito do tema proposto para o próximo ano letivo. Trata-se de um problema que tem causado muito espanto nos visitantes à nossa ilha: “O que é que está a ser feito para lutar contra o “flagelo do bloom” que tantos jovens destrói na nossa região?”

A Presidente da Mesa agradeceu o empenho dos participantes e perguntou quem estava interessado(a) em ser o jornalista desta e das futuras sessões deste projeto. Ofereceu-se o Santiago Veloso, 9º3.

Deu-se assim como terminada a Sessão Escolar do Parlamento Jovem Regional.

O jornalista,

Santiago Veloso, 9.º3


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