Floresta Laurissilva – Património Mundial Natural

No dia 3 de março decorreu na nossa Escola uma palestra intitulada Laurissilva – Património Mundial Natural. Esta atividade, destinada aos alunos do 8.º ano, foi promovida pelo Grupo 520 – Ciências Naturais do 3.º ciclo, em parceria com o Núcleo dos Dragoeiros – Instituto das Florestas e Conservação da Natureza (IFCN) e insere-se no tema programático “Sustentabilidade na Terra”, contribuindo ao mesmo tempo para a valorização da Regionalização do Currículo. 

A Laurissilva está incluída na área do Parque Natural da Madeira. Reserva Biogenética do Conselho da Europa, Património Mundial Natural da UNESCO e integra a Rede Natura 2000. Integrada na lista dos Patrimónios Mundiais Naturais pela Unesco, a riqueza, a importância e a especificidade desta floresta, contendo espécies vegetais e animais únicas à escala planetária e habitats naturais representativos e importantes para a conservação da diversidade biológica, atestam a justiça deste reconhecimento. 
 
Considerada pela UNESCO como Património da Humanidade, em 1999, a floresta Laurissilva é um tesouro natural sem par.  A floresta tem fornecido, ao longo de toda a evolução do Homem, a matéria-prima necessária à nossa sobrevivência e progresso. Contudo, o Homem não tem retribuído da mesma maneira, vindo a destruir cada vez mais o meio que nos rodeia, não olhando a meios para satisfazer apenas o seu bem-estar. 
 
Agora, mais do que nunca, é importante preservar os nossos recursos, valorizando o nosso património natural. Visando levar o conhecimento aos nossos alunos e incutir a necessidade da preservação desta nossa riqueza natural, além da palestra, a comunidade educativa tem o privilégio de se conectar com a mancha verde madeirense, visitando a exposição, entre os dias 3 e 10 de março, que se encontra no polivalente da Escola. 
 
Estas ações de caráter lúdico-pedagógico convidam os participantes a descobrir esta floresta única e especial, através da exploração e vivência dos sentidos, enquanto enriquecem o seu conhecimento, através de informação sobre a floresta, sua composição biológica, espécies indígenas e endémicas, sua conservação, seu uso e suas ameaças. 
 
As atividades desenvolvidas tiveram um balanço positivo, pela exploração e beleza dos trabalhos expostos, valorizando o património regional e ampliando o conhecimento de todos os participantes.

 


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