O Cidadão e os Resíduos Sólidos Urbanos

Nos dias 24 e 26 de abril de 2023, decorreu a ação de informação/sensibilização “O cidadão e os Resíduos Sólidos Urbanos”, promovida pelos professores de Ciências Naturais, do Grupo 520, aplicada a algumas turmas do 8.º ano, com o objetivo de sensibilizar os alunos da importância da correta separação e encaminhamento de resíduos sólidos para a reciclagem, uma vez que, estes deixaram de ter utilidade no quotidiano de cada um de nós.

A temática foi proferida por um Técnico da Unidade de Sensibilização e Educação Ambiental da Câmara Municipal do Funchal, Dr. Bruno Alves. Neste âmbito, foram salientados vários aspetos sobre o Cidadão e os resíduos sólidos: regulamento de resíduos sólidos e de comportamentos poluentes no Concelho do Funchal, como reduzir os resíduos sólidos, seu encaminhamento, tratamento, entre outros.

Houve por parte do apresentador a preocupação de promover a reflexão sobre a facilidade em manter a disciplina na redução dos resíduos, separação dos mesmos e/ou a sua reutilização após o processamento de algumas transformações para poder utilizar em atividades de lazer ou mesmo outras aplicações.

Na atualidade, o excesso de produção de resíduos nas nossas habitações é uma realidade, consequência da evolução, pelo que, cada vez mais é urgente diminuir e encaminhar os resíduos que produzimos. Estes resíduos de composição heterogénea como: papel, cartão, vidro, metais, plásticos, madeira e outros, quando separados para uma recolha seletiva de gestão e tratamento, têm um impacte significativo no meio ambiente.


Partilhar no seu Facebook

Deixe um comentário

X
X