No dia 5 de maio, os alunos da turma 6 do 8.º ano de escolaridade participaram, de forma atenta e interessada, na atividade educativa intitulada OceanoLAB, a cargo do Museu da Baleia da Madeira, e no âmbito da disciplina de Ciências Naturais. Esta consistiu numa palestra seguida de uma atividade prática, onde foram abordados temas relacionados com o património cultural madeirense, com os cetáceos e com a educação ambiental.
Tendo presente a temática da palestra – Involução dos cetáceos – aspetos morfológicos e fisiológicos, e impacte Humano nos ecossistemas dos mesmos – a preletora, Lucília Sousa, realçou vários aspetos interessantes e curiosos sobre a involução dos cetáceos, das suas adaptações ao meio marinho, referindo, de forma sucinta, a constituição e o modo de funcionamento dos sistemas do organismo dos cetáceos, nomeadamente: o sistema digestivo, urinário, respiratório, circulatório e o reprodutor.
Nesta atividade, os alunos identificaram impactes humanos nos ecossistemas e foram sensibilizados a adotar práticas sustentáveis e amigas do ambiente, como a de não deitar lixo no chão, evitando que este vá parar aos oceanos.
No que concerne à atividade prática, os alunos tiveram a oportunidade de observar, ao microscópio ótico composto, preparações definitivas de diferentes tecidos do Golfinho, designadamente, tecidos do estômago, do rim, do coração, do pâncreas, do intestino delgado, do pulmão, do fígado, do gânglio e da pele.
Observaram ainda, à lupa binocular, areia dunar da ilha do Porto Santo, areia da ilha da Madeira contaminada com resíduos e microplásticos existentes nos produtos de higiene. À lupa de mão, foram visualizados diversos ossos de cachalote, alguns deles com bastante porosidade.
Foi também proporcionado aos discentes, pelo Museu da Baleia da Madeira, modelos anatómicos e puzzles de Golfinhos distintos (Roaz, Pintado, Riscado e Comum) para a sua construção, e, por último, a realização de jogos didáticos relacionados com a separação dos resíduos.
Os alunos envolveram-se e concretizaram, de forma exemplar e empolgante, a atividade educativa OceanoLAB. Tomaram consciência de algumas das suas atitudes no seu quotidiano, e da importância de eles próprios contribuírem para uma cidadania ativa, consciente e mais azul.





