O Projeto de Flexibilidade Curricular, do 9.º1, este ano letivo, implicou a participação das seguintes disciplinas: Português, (Maria João Ribeiro), Inglês (Helena Borges) , Geografia (Maria João Freitas) , Ciências Naturais ( Ana Paula Mata) e Educação Visual (Tânia Martins e Carla Gomes) . Tudo começou pela necessidade de mobilizar a turma em algo que os entusiasmasse e implicasse um nível de responsabilidade elevado para promover um trabalho ambicioso e que permitisse um crescimento da consciência das suas competências. Assim, a diretora de turma promoveu um compromisso com os alunos em que só inscreveria no Festival de Teatro Ambiental a turma como representante da HBG, se os alunos se comprometessem a levar este projeto até ao fim.
Perante esse compromisso, o conjunto de professoras envolvidas na PAFC empenharam-se na motivação dos alunos que adaptaram o Auto da Barca do Inferno, de Gil Vicente, aos tempos atuais, aplicando os conhecimentos adquiridos em Geografia e Ciências acerca de ambiente, consumo e sustentabilidade. Entretanto, ao longo de todo o 2.º período, as colegas de Educação Visual conseguiram incentivar à conceção e criação dos figurinos e cenários. Houve inúmeros ensaios em salas de aula, no auditório, no exterior da Escola e, finalmente, a peça subiu ao palco do Jardim Municipal, no dia 19 de Abril, conforme se regista nas fotos.
Todos os alunos da turma colaboraram de alguma forma para a produção e realização da peça. A sonoplastia ficou a cargo do técnico Duarte Marote e do professor João Garcia.
A todos, alunos, pais, professores, funcionários, que de alguma forma colaboraram para a concretização deste projeto/ sonho, deixamos o nosso sincero agradecimento.