A Sessão Plenária do “Parlamento Jovem Regional 2024” teve início às 14:00h, com a abertura feita por Sua Excelência o Presidente da Assembleia Legislativa, Dr. José Manuel de Sousa Rodrigues, e por Sua Exa. o Diretor Regional de Educação, Dr. Marco Gomes. A Presidente do Parlamento Jovem Regional 2024, Mariana Nunes Sousa, deu então início aos trabalhos logo em seguida, às 14:15h.
Os jovens deputados tiveram a oportunidade de apresentar as suas medidas sobre o tema “A influência das tecnologias no rendimento escolar dos jovens”, definidas na reunião de Comissão, no passado dia 19 de abril.
- “Criação de campanhas de sensibilização para alertar jovens/encarregados de educação para a interferência dos tablets no desenvolvimento físico, mental, social e escolar dos jovens.”
- “Desenvolver o conteúdo “Cidadania Digital” na disciplina de Cidadania e Desenvolvimento, a partir do ano de escolaridade em que os alunos começam a utilizar os tablets no quotidiano escolar.”
- “Os tablets deveriam ser utilizados como recurso e não como ferramenta principal de ensino/aprendizagem. Assim, os alunos deviam ter os livros em papel, usando os tablets apenas para pesquisas e/ou trabalhos de projetos de forma a obter um sistema híbrido.”
- “Garantir que todos os alunos tenham acesso igualitário às tecnologias, minimizando a disparidade digital.”
- “Criar um banco de recolha de livros para facilitar a aquisição de manuais em suporte físico.”
Posteriormente, os Deputados representantes dos Grupos e Representação Parlamentar (PSD, PS, JPP, CHEGA, CDS/PP, PCP, PAN e BE) tiveram tempos definidos para as suas intervenções, variando de 2 a 12 minutos.
Após um intervalo de 20 minutos onde foi oferecido um lanche oferecido pela ALRAM, que proporcionou um salutar convívio entre os jovens participantes e os Deputados, a sessão prosseguiu às 15:40h, com a apresentação de questões formuladas pelos jovens deputados. Cada jovem deputado teve um minuto para formular as sua perguntas, seguidas por respostas de dois minutos dos representantes parlamentares. Caso houvesse necessidade, o jovem deputado poderia reformular a sua questão e o Deputado poderia responder, ambos com um minuto adicional.
No total foram vinte perguntas acerca do tema em debate: 1 para o BE; 1 para a Deputada Mónica Freitas do PAN; 1 para a IL; 1 para o PCP; 2 para o Deputado António Lopes da Fonseca do CDS/PP; 2 para a Deputada Magna Costa do CHEGA; 3 para o Deputado Paulo Alves do JPP; 4 para a Deputada Patrícia Agrega do PS; e 5 para o Deputado Bruno Melim do PSD.
Às 16:40h, ocorreu a votação final das medidas propostas, seguida pelas intervenções finais dos representantes dos Grupos e Representação Parlamentares, cada um dispondo de dois minutos. A Sessão foi terminada com três belos discursos feitos pela Presidente da Mesa do Parlamento Jovem, Mariana Nunes, pela Vice-presidente, Júlia Barros, e pela Secretária, Constança Pereira, excelentes participantes nesta XXIV Sessão do Parlamento Jovem Regional 2024.
A 24.ª edição do Parlamento Jovem Regional proporcionou uma plataforma significativa para que os jovens expressassem as suas opiniões sobre a influência das tecnologias no desempenho escolar. A discussão abrangeu uma ampla gama de perspetivas, desde os benefícios até os potenciais problemas do uso intensivo da tecnologia como principal ferramenta no ambiente educacional. Este evento destacou a importância de um equilíbrio saudável entre o uso das tecnologias e o desenvolvimento educacional dos jovens.
A “jornalista”,
Beatriz Lira