No dia 8 deste mês, na companhia da bióloga Carolina Poim, os alunos realizaram uma visita guiada ao percurso da biodiversidade e conheceram as diferentes espécies que lá habitam, aprendendo mais sobre o seu crescimento e ciclo de vida. Foi dada especial ênfase às três espécies de morcegos da Madeira que ocorrem no Parque. Todos estes morcegos são insetívoros e, durante uma noite, podem ingerir mais de metade do seu peso corporal em insetos, contribuindo assim para o equilíbrio dos ecossistemas onde vivem.
Recorde-se que, desde 2022, a Escola Dr. Horácio Bento de Gouveia integra os trabalhos de conservação efetuados pelo Parque Ecológico do Funchal na salvaguarda da biodiversidade. Numa primeira fase, foram colocados abrigos em determinados locais do vale da Ribeira dos Cales, para fornecer um lugar seguro para a espécie se reproduzir e se proteger de predadores, contribuindo, assim, para a sua conservação. Posteriormente, foram monitorizadas as suas populações, permitindo à comunidade científica obter mais informações.
Na recente visita ao Parque, os discentes, com a ajuda de um boroscópio, efetuaram a monitorização de alguns abrigos. Infelizmente, não detetaram a presença de qualquer morcego. No fim, ainda houve a oportunidade de visitar o Centro de Receção e Interpretação e de conhecer em detalhe a biodiversidade existente e a história do Parque.