No dia 02 de maio, os alunos da Escola Básica 2/3 Dr. Horácio Bento de Gouveia (HBG) tiveram oportunidade de participar na palestra presencial “Matemática tem magia”, proferida pelo Professor Carlos Marinho, entre as 14h00 e as 16h00.
À semelhança do ano letivo anterior, no entanto, na modalidade presencial, este evento destinou-se aos alunos do 2.º ciclo e a todos os docentes com curiosidade em ampliar as suas competências no universo da Matemática e teve como preletores o professor Carlos Marinho (SPDMov), a professora Adília Gomes (Coordenadora do Clube SPM) e o grupo 230 (Matemática).
Recorde-se que, em 2021, fez-se uma palestra mais alargada para todas as turmas do 2.º ciclo e professores, no dia internacional da Matemática e dia do Pi.
A ação teve por objetivos:
• Fomentar nos alunos/docentes a relação positiva com a disciplina;
• Desenvolver a capacidade de comunicar matematicamente;
• Ampliar o pensamento criativo;
• Promover o trabalho autónomo e colaborativo online e de carácter interdisciplinar.
A atividade foi transversal à aprendizagem, pelo que o seu caráter interdisciplinar, didático e lúdico promoveu a flexibilidade curricular e teve como objetivo ajudar os jovens e menos jovens a se envolverem, de forma divertida e agradável, na Matemática.
“Matemática Tem Magia!” foi um momento único e descontraído a partir do qual todos ficaram a gostar mais de Matemática e a encará-la de outra maneira. Com esta sessão foi possível transmitir, de forma simples e direta, a sua importância e a constatação que a mesma assume no nosso quotidiano.
A Matemática é a Alma Mater de todas as ciências. Tudo se forma, molda, constrói e desenvolve em torno dela e ao seu redor.







