Sessão de Astronomia

SESSÃO DE ASTRONOMIA
maio 2022

Nos dias 30 e 31 de maio, realizou-se uma sessão de Astronomia no planetário e de observação do Sol, organizada pelo grupo de Físico-Química, tendo como oradores os elementos da Associação de Astronomia da Madeira e o professor Arlindo Cruz.
Explorar a origem do Universo, o Sistema Solar e as suas caraterísticas e explorações espaciais, foram alguns dos temas dos vídeos projetados, que captaram a atenção dos alunos do sétimo ano, acompanhadas dos docentes: Florinda Granito, Maria Cruz e Carlos Gomes. Foi montado o telescópio de reflexão da escola, de modo a observarmos as manchas solares, através da projeção do astro rei num alvo. Como se constatou, foi fácil a motivação dos alunos que se encontravam no pátio da escola e aproveitaram para observar o Sol e registar o momento, apesar da nebulosidade.
A observação do Sol foi precedida da sessão no planetário e a visita à exposição das” Constelações 3D”, elaboradas pelas turmas seis, sete, oito e nove do sétimo ano. Realce para os cartazes que descrevem a designação, representação e a história associada da constelação, entre as várias visíveis da Madeira. Os protótipos de cada constelação, construídos por cada grupo, constituíram um excelente desafio de engenharia para os alunos, uma vez que a maqueta com à representação à escala da posição das diversas estrelas numa região da esfera celeste pretendia demonstrar como é feita a observação das mesmas a partir da Terra. Para tal, tiveram de observar o céu com o auxílio do mapa celeste, orientarem-se e localizarem as constelações essenciais para a posição dos astros e usar o programa Stellarium para a pesquisar a constelação a representar e verificar as distâncias para as principais estrelas.
Estas atividades relacionam-se com o estudo do Universo (Ciência), utilização de tecnologia (software e instrumentos), representação gráfica das distâncias e geometria (Matemática) e representação artística das constelações e as histórias da mitologia (Artes), daí ter sido implementada a atividade STEAM do projeto Polar Star.
É de referir a participação da turma onze do sétimo ano e do professor Arlindo Cruz, na manipulação de uma das mais de 12000 placas utilizadas no telescópio do Observatório Apache Point, no Novo México da Fundação Sloan, no âmbito do projeto “Sloan Digital Sky Survey” (SDSS), que é o maior projeto de mapeamento tridimensional do Universo. A placa com o número 7876 foi doada à nossa escola através da participação na ação de formação docente: “Ensino da Astronomia com base em Inovações Científicas”, promovida pelo Planetário do Porto – Centro Ciência Viva, pelo Instituto de Astrofísica e Ciências do Espaço (IA) e pela Secretaria Regional de Educação.


Partilhar no seu Facebook

Deixe um comentário

X
X