Projeto Erasmus+ “Future Classroom by STEAM Education

 

Realizou-se entre os dias 11 e 15 de outubro a primeira mobilidade do projeto Erasmus + “Future Classroom by STEAM Education” aos Países Baixos, com um grupo de alunos do 6º ano, turma 1 em parceria com a ADARTEC – Associação Arte, Design e Tecnologia. O projeto visa o desenvolvimento de atividades com a metodologia STEAM onde os alunos se envolvam na aprendizagem experimental, resolvam problemas reais ou simulados, através do trabalho colaborativo e do processo criativo, e desenvolvam simultaneamente competências interculturais, através do intercâmbio entre os vários países participantes no projeto.

Os módulos de trabalho do Erasmus incluem a aprendizagem com o método de Design e o espaço maker, a integração da engenharia, a tecnologia operativa e as artes, a expansão da Matemática com a metodologia STEAM, a Tecnologia INVALSI teste e a Robótica e gamificação em contexto de sala de aula. Cada país participante desenvolverá um destes módulos, sendo que a HBG irá dinamizar atividades de integração da engenharia, tecnologia operativa e as artes, através da construção de esculturas cinéticas, nas aulas de Educação Tecnológica e Educação Visual.

Pretende-se que este projeto ajude as escolas a melhorar os resultados de qualidade através do reforço de competências-chave, especialmente relacionadas com a metodologia STEAM, assim como melhorar as competências linguísticas dos professores e alunos, aumentando a capacidade de cooperação ao nível internacional.

Entre os dias 9 e 13 de maio de 2022 decorrerá a segunda mobilidade do projeto na nossa escola com a participação de alunos e professores oriundos de Espanha, Países Baixos, Finlândia e Itália.

As atividades decorrerão na escola, mas também em alguns espaços exteriores, nomeadamente na orla costeira da cidade do Funchal, no circuito pela obra escultórica da cidade e no Parque de Santa Catarina, através de trabalhos de campo e visitas de estudo. Haverá uma formação de professores, em língua inglesa, para o desenvolvimento de estratégias e metodologias de projeto de construção de uma escultura cinética com o contributo das Ciências, da Tecnologia, da Engenharia, das Artes e da Matemática, centradas no segundo ciclo de estudos, do Ensino Básico.


Partilhar no seu Facebook

Deixe um comentário

X
X