No dia 15 de janeiro, por volta das 10:45h, no auditório da Escola Básica dos 2.° e 3.° Ciclos Dr. Horácio Bento de Gouveia, iniciou-se a Sessão Escolar do Parlamento Jovem Regional, com a presença de 20 deputados, uma secretária e a presidente de mesa, a qual liderou esta sessão.
Três medidas foram apresentadas por cada lista. Após a apresentação, deu-se início ao debate com pedidos de esclarecimento dos deputados a outras listas em relação a algumas medidas anteriormente apresentadas.
Cada deputado presente teve o direito de votar nas medidas em que concordava, expressando a sua aprovação colocando-se de pé, e assim se elegeram as quatro medidas a apresentar na próxima sessão do PJR.
As medidas eleitas foram:
- 1.ª Medida – Garantir que todos os alunos tenham acesso igualitário às tecnologias, minimizando a disparidade digital.
- 2.ª Medida – Implementar programas de capacitação para professores, garantindo que estejam atualizados e preparados para integrar de forma eficaz a tecnologia no ensino.
- 3.ª Medida – Tornar opcional a utilização de manuais digitais ou em papel. Permitir aos docentes essa escolha no início do ano letivo.
- 4.ª Medida – Garantir a atualização dos equipamentos tecnológicos, nomeadamente a criação de aplicações dinâmicas para estudar e aprender.
Com as votações das medidas eleitas terminadas, deu-se início às votações dos deputados eleitos para representar a Escola HBG na sessão parlamentar que se segue no dia 6 de março, no colégio de Santa Teresinha.
Os deputados efetivos eleitos por voto secreto para representar a Escola são:
- Leandro David Henriques Aguiar – com 5 votos
- João Pedro Gouveia Vieira – com 4 votos
Sendo deputados suplentes:
- Maria Leonor Rodrigues – com 3 votos
- Margarida Pita – com 2 votos
Foi escolhida também a jornalista, Beatriz Lira, que irá acompanhar as várias etapas do Projeto e reportar o que se passar.
Foi também sugerido o tema a desenvolver no próximo ano letivo: “O empreendedorismo juvenil”.
O último ponto da ordem de trabalhos dizia respeito à questão relacionada com o tema “A Influência das tecnologias no rendimento escolar dos jovens” a colocar aos deputados na ALRAM:
“Considerando a utilização generalizada da ferramenta digital em todas as escolas da Região, quais são os mecanismos que o sistema educativo deve propor para garantir o equilíbrio saudável na utilização da tecnologia?”
Deu-se, assim, por finalizada a Sessão Escolar do Parlamento Jovem Regional.