.O Projeto Mindfulness – Atenção Plena teve início no ano letivo 2019/2020, com alguns alunos de 5.º anos e também discentes que beneficiavam do recurso à Unidade Especializada. Este sempre promoveu a diversidade e a inclusão.
Na altura da pandemia teve extrema relevância, pois os alunos interessados continuaram a ser acompanhados em formato online. A Coordenadora, prof. Fátima Barreiro, encaminhou para todas as turmas de 2.º Ciclo atividades de Mindfulness (ex: meditações, exercícios para aumentar a criatividade, a expressão artística e a atenção plena) para que todos, alunos e suas famílias, se sentissem mais acompanhados numa fase difícil e de isolamento.
Atualmente, existem alunos inscritos provenientes de todos os anos de escolaridade. Alguns deles iniciaram o Projeto no 5.º ano e já chegaram ao 8.º e 9.º anos. O balanço é muito positivo. Os alunos de um modo geral gostam de participar, sentem-se mais calmos, gostam de realizar as meditações, os jogos propostos, os exercícios de respiração, as atividades lúdicas e didáticas. Na entrevista dada este período, na Rádio HBG, ouvimos o testemunho de alguns alunos que frequentam, atualmente, o 8.º e 9.ºanos e já estão inscritos neste Projeto desde o 5.º e 6.ºanos de escolaridade.