No dia 10 de março, entre as 9:30h e as 12:30h, realizou-se, no auditório da Escola, a Reunião Preparatória do projeto Parlamento Jovem Regional. Marcaram presença, no auditório, as seguintes escolas: Escola Básica dos 2.º e 3.º Ciclos Horácio Bento Gouveia, Escola Básica e Secundária Gonçalves Zarco, Colégio de Apresentação de Maria e a Escola Básica e Secundária com Pré-Escolar e Creche Professor Dr. Francisco de Freitas Branco.
A Presidente da Mesa iniciou a sessão, explicando os direitos, os deveres e as regras que os deputados e os jornalistas deveriam seguir. Logo depois, iniciaram a 1.ª fase, dedicada à exposição de motivos e medidas de cada Projeto de Recomendação, sob o tema “Migrações num Mundo Global”. Na prática, os deputados efetivos e suplentes de cada escola expuseram os seus motivos e as suas medidas. Como anfitriã, a Escola Dr. Horácio Bento Gouveia foi a primeira a fazê-lo, seguida pelas demais escolas.
O debate, na generalidade, implica que, após a apresentação das medidas, os participantes, na reunião, devem questionar e esclarecer dúvidas que as propostas possam suscitar. Fazem chegar à Mesa, que coordena os trabalhos, os pedidos de esclarecimento e são convocados a expressar-se com respeito pelos seus pares e pela presidente da Mesa, Dra. Marilin Jesus (jurista na ALRAM).
O terceiro ponto da Ordem de trabalhos cumpre-se com a Votação na Generalidade que visa selecionar um projeto-base a ser trabalhado na fase seguinte. Ou seja, um dos projetos de recomendação apresentados é votado e, nesta primeira Reunião Preparatória, foi o Projeto da Escola Básica e Secundária com Pré-escolar e creche Professor Dr. Francisco Freitas Branco (Porto Santo) que colheu a maioria dos votos.
A presidente da Mesa explicou que o ponto quatro da Ordem de trabalhos: o debate a votação na Especialidade implicaria fazer uma paragem nos trabalhos da Reunião, de modo a que os Deputados se juntassem para acordarem as propostas de alteração do Projeto de Recomendação, agora escolhido para ser a base dos seus trabalhos.
Entretanto, os participantes foram convidados a um lanche oferecido pela nossa Escola e, durante o qual, os deputados, das diferentes escolas, tiveram a oportunidade de interagir e comunicar informalmente, criando pontes que facilitaram por certo os trabalhos que se seguiram. Foi também o tempo dos jovens “jornalistas”, destacados para cobrir esta reunião, poderem fazer as entrevistas e que eu, Lara Cardoso (jornalista HBG), apresento no final desta reportagem.
Às 11:30h, foi retomada a reunião, voltada para a eliminação e modificação das medidas do projeto base selecionado. Nessa fase, todos os deputados trabalharam em conjunto, visando melhorar o projeto-base e tentando incorporar ideias de todas as escolas presentes. A quarta Medida foi eliminada e a primeira sofreu alterações que se registaram da seguinte forma: “Alteração da lei de permissão de residência do imigrante, tornando o conhecimento da língua portuguesa e o seu uso compulsório, a um nível básico, sendo disponibilizadas, para isso, aulas obrigatórias e gratuitas pelo Estado Português de modo a facilitar a sua aprendizagem.“
Foi introduzida uma nova medida que prevê a criação e a divulgação de um site que forneça aos imigrantes os seus benefícios socioeconómicos e que possibilitam a realização de inquéritos sobre as condições de vida dos mesmos e que forneça informações e orientações sobre o seu novo ambiente.
Durante a reunião, houve, também, a eleição dos candidatos à Assembleia Legislativa da RAM. Candidataram-se os seguintes alunos: Rodrigo Rodrigues (Escola HBG), Constança Rodrigues (Escola Gonçalves Zarco), Lucas Rodrigues e Marco Correia (Colégio de Apresentação de Maria), Laura Nistor e Rodrigo Drumond (Escola Prof. Francisco Branco). Após a votação, os deputados eleitos, por voto secreto e pela maioria, foram: Rodrigo Rodrigues, Lucas Rodrigues, Marco Correia, Laura Nistor e Rodrigo Drumond.
Os trabalhos terminaram com a votação das questões a colocar na Sessão Plenária, no dia 30 de maio, aos deputados efetivos na ALRAM.
Excertos de entrevistas a alguns dos deputados das quatro escolas:
Jornalista – “Na tua opinião, a migração é um tema sensível?”.
Laura Nistor (1.ª deputada efetiva da Escola Francisco Branco) – “Eu acho que sim, atualmente a xenofobia está muito por aí e acho que é importante falarmos das migrações para sensibilizar.”
Jornalista – “Há alguma razão especial para o vosso grupo participar neste projeto?”
Marco Correia (2.º deputado efetivo da Escola Colégio de Apresentação de Maria) – “Sim, decidimos tomar esta iniciativa, porque nós somos jovens interessados e queremos ter uma ação de impacto na sociedade.”
Jornalista – “Qual é a tua opinião sobre esta reunião?”
Tomás Borges (1.º deputado suplente da Escola Gonçalves Zarco) – “Uma reunião muito boa que nos prepara e ajuda nos trabalhos da próxima reunião de Comissão na Assembleia Legislativa Regional. Todos os colegas estiveram muito bem relativamente aos projetos de recomendação. No geral, penso que foi uma boa sessão.”
Jornalista – “Qual é a tua opinião geral sobre as medidas das outras escolas?”
Madalena Pita (2.ª deputada suplente da Escola Horácio Bento Gouveia) – “Embora houvesse algumas medidas que eu não concordava muito, no geral, eu gostei bastante e julgo que as medidas que levamos para a Assembleia são boas.”
Reportagem produzida por: Lara Cardoso( 9.º2) com supervisão da prof.ª Maria Helena Borges.