A Exposição Regional de Expressão Plástica acontece anualmente, no mês de junho, no âmbito da Semana Regional das Artes e é promovidoa pela Secretaria Regional de Educação Ciência e Tecnologia, com organização da Direção Regional de Educação, através da Direção de Serviços de Educação Artística. Uma exposição coletiva de arte pública/urbana, em formato de instalação artística, patente temporariamente na Avenida Arriaga, Funchal. Esta exposição resulta do trabalho efetuado nas escolas da Região Autónoma da Madeira, na Atividade de Enriquecimento Curricular.
Em 2026, realizou-se a 26.ª edição na qual se celebram os 50 anos de Autonomia desta Região Autónoma da Madeira. Esta Exposição será um espaço de convergência onde a história, a flora, a economia e a arte se encontram. Deste modo, pretendeu-se utilizar a banana como “musa”, convidando os professores a desenvolverem atividades plásticas, que aliem o desenvolvimento estético e artístico à sensibilização dos alunos para a importância deste e de outros aspetos que foram de extrema importância para o desenvolvimento da ilha.


